AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ANCHOVA - Pomatomus saltatrix


FAMILÍA: pomatomídeos

LONGEVIDADE: 9 anos

COMPRIMENTO: 1,30 mts

PESO: 14,400 kg

PROFUNDIDADE: 0-200 mts



DISTRIBUIÇÃO: global (excepto nas zonas frias).


BIOLOGIA: em estado juvenil gosta mais da costa; é frequente vê-las atacar cardumes de cavalas, taínhas ou outros pequenos peixes; ao atingir a maturidade desloca-se a mar aberto, mas faz incursões na costa, em bocas de barras e estuários para alimentar-se; ataca sempre em cardume e com verdadeiro frenesim, matando mais do que come devido a voracidade com que ataca; espécie de costumes migratórios, emigra para águas quentes durante o inverno e para frias durante o verão, preferem águas limpas e com fortes correntes que utilizam como corredores para caçar; é um peixe hidrodinâmico possuidor de um formidável jogo de dentes afíados e proeminentes capaz de cortar os mais grossos nylons ou uma taínha pela metade, apenas com uma dentada.
Durante a luta é normal verificar que dá grandes saltos fora de água sacudindo a cabeça, na tentativa de soltar-se da amostra ou anzol o que muitas vezes consegue, pois devido à dureza da sua boca normalmente o anzol não penetra o suficiente.



ALIMENTAÇÃO: sardinha, tainha, savelha, cavala, cefalópodes, amostras.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, jigging, bóia, mosca e surfcasting.

O VIDEO: acção de superficie!!




                             ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE.

RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 14.400 kg capturado por James Hussey no dia 30/01/1972 em Hatteras Carolina do Norte, U.S.A.

                                                         HOMENAGEM AOS AMIGOS



2 comentários:

  1. Qual o melhor mês em Portugal para pescá-las?

    ResponderEliminar
  2. Sr John Britin, a intrudução a uma pregunta como a sua deveria começar por demonstrar um pouco de educação na forma de pedir qualquer tipo de informação.

    ResponderEliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...

Arquivo do blogue