AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O ALLIGATOR GAR - Atractosteus spatula


FAMÍLIA: lepisosteídeos

PROFUNDIDADE: 0-50m

LONGEVIDADE: 60 anos

COMPRIMENTO: 3 m

PESO: 145 kg



DISTRIBUIÇÃO: USA, México, Tailândia e Singapura.



BIOLOGIA: este peixe tem origem no Mesozoico, há mais de duzentos milhões de anos. O seu habitat principal são os grandes lagos e rios; prefere ambientes pouco profundos cheios de algas e ervas. Pode sobreviver em condições extremas, visto possuír uma câmara de ar perfeitamente adaptada para que possa respirar na superfície. Com um corpo largo e cilíndrico, coberto de toscas escamas duras como couraças (que foram utilizadas pelos indios como pontas de flecha), com uma boca extraordinária que contém duas filas de caninos por mandíbula, a sua cor é de um verde "azeitona" ou castanho verdoso no dorso e mais claro no ventre. Formidável lutador quando capturado, dá saltos enormes fora de água para tentar escapar. Tem o mau hábito de flutuar na superfície o que quase o levou à extinçao, visto que foi caçado durante muitos anos com arco e flecha, não só pelos indios como mais tarde pelos colonos americanos. Recentemente foi introduzido com grande êxito em lagos privados da Tailândia e Singapura como por exemplo o famoso lago de Bung Sam Lan, próximo da cidade de Bangkok. Alimenta-se de qualquer tipo de peixe do seu habitat, aves aquáticas, roedores e cobras. As suas ovas são venenosas para o ser humano e mamíferos em geral, porém não para outros peixes.

                                                                     Cortesia de J. Spencer


ALIMENTAÇÃO: qualquer peixe do seu habitat e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: bóia, fundo, spinning, corrico e mosca.


O VIDEO: espetacular!!!!
 

                         ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE.

RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 126.550 kg capturado por Bill Valverde no dia 02/12/1951 no Rio Grande do Texas, U.S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...

Arquivo do blogue