AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O SNAKE HEAD - Channa micropeltes (Cuvier, 1831)


FAMÍLIA: charanídeos.

LONGEVIDADE: ?

COMPRIMENTO: 183 cêntimetros.

PESO: 30 quilos.

PROFUNDIDADE: 0-30 metros.

DISTRIBUIÇÃO: Ásia, India, China e Paquistão.
BIOLOGIA: durante o seu estado de alevin, é apenas um bonito peixe, quase de aquário com o corpo completamente vermelho, marcado por manchas transversais que podem ser côr de laranja ou negras, alimentando-se de plâncton, insectos e pequenos crustáceos, porém quem vê este inocente peixinho e não o reconhece fica bastante sorpreendido com o "monstro" em que se transforma ao atingir o estado adulto. Com clara preferência por barragens e canais, habita águas com abundante vegetação subaquática. Predador carnívoro, alimenta-se de peixe, rãs, sapos, cobras e ratos. Ao atingir maiores dimensões, procura poças fundas e aí permanece saindo somente para se alimentar, altura em que se tiver a oportunidade não deixa escapar qualquer tipo de ave aquática que se deixe capturar. Os machos são territoriais e têm tendência a morder uma vez capturados. As mordeduras são bastante perigosas porque um macho com cerca de 1 kilo, pode fácilmente com uma dentada amputar um dedo. O seu nome vem da peculiar forma que tem a sua cabeça, parecida com a das serpentes (snake). A côr do Snakehead varia dependendo muito do habitat onde se encontre mas o mais normal é um dorso cinzento-negro com o ventre branco. A família dos snake head´s é bastante estensa, este que menciono no artigo é o maior de todos e portanto o mais buscado pelos pescadores desportivos, no entanto qualquer dos outros membros da família é um digno adversário para ser pescado, como exemplo aqui ficam alguns dos restantes membros de esta grande familía: channa striata, channa marulius, channa africana, channa argus, channa lucius, etc.
ALIMENTAÇÃO: qualquer das presas antes mencionadas e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, mosca, bóia e ao fundo. Em grandes extensões de água também ao corrico.

O VIDEO: a captura de um snake head.
RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 5,220 quilos capturado por Jean-Francois Helias no dia 16/03/2007 na reserva Srinakarin em Tailândia.

                                                       HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue