AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O SNAKE HEAD - Channa marulia




FAMÍLIA: charanídeos

LONGEVIDADE: ?

COMPRIMENTO: 1.83 mts

PESO: 30 kg

PROFUNDIDADE: 0-30 mts


DISTRIBUIÇÃO: Ásia, India, China e Paquistão.


BIOLOGIA: durante o seu estado de alevin, é apenas um bonito peixe, quase de aquário com o corpo completamente vermelho, marcado por manchas transversais que podem ser côr de laranja ou negras, alimentando-se de plâncton, insectos e pequenos crustáceos, porém quem vê este inocente peixinho e não o reconhece fica bastante sorpreendido com o "monstro" em que se transforma ao atingir o estado adulto. 


Com clara preferência por pântanos e canais, habita águas com abundante vegetação subaquática. Predador carnívoro, alimenta-se de peixe, rãs, sapos, cobras e ratos. Ao atingir maiores dimensões, procura poças fundas e aí permanece saindo somente para se alimentar, altura em que se tiver a oportunidade não deixa escapar qualquer tipo de ave aquática que se deixe capturar. Os machos são territoriais e têm tendência a morder uma vez capturados. As mordeduras são bastante perigosas porque um macho com cerca de 1 kg pode facilmente com uma dentada amputar um dedo. O seu nome vem da peculiar forma que tem a sua cabeça, parecida com a das serpentes (snake).
A côr do Snakehead varia dependendo muito do habitat onde se encontre mas o mais normal é um dorso cinzento-negro com o ventre branco.

                                                                 Cortesia de J.F. Helias


ALIMENTAÇÃO: qualquer das presas antes mencionadas e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, mosca, bóia e ao fundo. Em grandes extensões de água também ao corrico.


O VIDEO: a captura de um snake head.




                                ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE.


RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 5.220 kg capturado por Jean-Francois Helias no dia 16/03/2007 na reserva Srinakarin em Tailândia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...

Arquivo do blogue