AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O TRAIRÃO - Hoplias macrophthalmus

                                          
FAMÍLIA: erythrynídeos

COMPRIMENTO: 100 cm

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0- 15 m

PESO: 20 kg

 
DISTRIBUIÇÃO: América do Sul (Brasil, rios Amazonas e Orinoco e Guiana Francesa).

 
BIOLOGIA: predador voraz, vive normalmente em pouca profundidade, com preferência pelas margens de rios e lagos, onde se oculta entre a vegetação para atacar as suas presas.
A cor predominante no dorso é o negro, flancos acinzentados e o ventre branco. A fisionomia do corpo é cilindrica. É possuidor de uma dentição impressionante e perigosa, a qual deve ser tida em conta ao retirar os anzois, pois causa perigosas dentadas. Na família dos trairões existem também o Hoplias lacerdae e o Hoplias aimara, cuja única diferença com o primeiro é a cor e o tamanho. Estes mais pequenos que o macrophthalmus, mas igualmente vorazes e excelentes adversários desde que se pesquem com o equipamento adequado. Gosta da águas paradas para desovar, onde a fêmea põe os ovos e o macho os cobre com sémen. Depois da eclosão, o macho vigia os alevins defendendo-os ferozmente. Prefere caçar ao entardecer e é portanto a melhor hora para a sua pesca. Extremamente territorial ataca qualquer intruso que invada o seu território.
O trairão azul da foto superior é um dos mais belos da espécie. Este em particular encontra-se com mais frequência no rio Paraná (fronteira entre Brasil e Paraguai.

                                                           Cortesia de S. Bersano


O VIDEO: a captura do trairão um peixe super combativo.




ALIMENTAÇÃO: peixes do seu habitat tais como, cachorra, matrinxa,carimbata,etc e amostras (principalmente de superfície e de meia-água).


MÉTODOS DE PESCA: spinning, ao fundo, à bóia e à mosca.


RECORD IGFA: (categoria All-Tackle): encontra-se em 14.950 kg capturado por Cittadini Gerard no dia 21/03/2007 no rio Sinamary na Guiana Francesa.


                               ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE.


                                                               CAPTURA E SOLTA


1 comentário:

  1. J.LOPES:
    Que peixe este TRAIRÃO!
    Espetacular!
    Parabens pelo BLOG!
    abr SBersano Veiopipoqueiro

    ResponderEliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...