AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O DOURADO - Salminus maxillosus (Cuvier 1816)


FAMÍLIA: characídeos.

LONGEVIDADE: 14 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 20 metros.

COMPRIMENTO: 100 cêntimetros.

PESO: 30 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: América do Sul, Paraná, Brasil, Argentina, (rio Amazonas e suas ramificações).
BIOLOGIA: habitante de fortes correntes, o dourado é um peixe musculoso, com um corpo parecido em estrutura ao salmão, possui uma grande cabeça e uma boca que alcança a metade da mesma, repleta de caninos em forma cónica, com uma barbatana caudal rubusta própria de habitante de rápidos e correntes, donde se move com muito mais facilidade que as suas presas, normalmente peixes como o Carimbatá (Prochilodus lineatus) ou a Boga ( Leporinus obtusidens), está considerado em muitos países como o rei da água doce devido a potência e espetácularidade dos saltos que proprociona durante a sua luta. A sua reprodução dà-se entre os meses de Outubro e Novembro, quando remonta o rio para procriar, vários machos cortejam a fêmea que depõe até 200.000 ovas por posta, abandonando-as depois ao seu destino, as quais éclosionam apenas um dia depois, os alevins nascem com aproximadamente 5mm e estão aptos a sobreviver. Alimentam-se de insectos e crustáceos na sua juventude, atingindo a maturidade aos dois anos e a fêmea aos três. A melhor época para a sua pesca está entre os meses de Maio e Agosto antes de que empreendam a extenuante remontada do rio para desovar. A sua pesca é especialmente espetácular com amostras de superficie, porque ao atacar o Dourado salta fora de àgua para cair sobre a amostra.   
 ALIMENTAÇÃO: peixes do seu hàbitat (anteriormente referidos).

MÉTODOS DE PESCA: ao corrico, spinning, à bòia e à mosca.

O VIDEO: como fazer bem as coisas, Johnny Hoffmann com um dourado de sonho. 
RÉCORD IGFA: encontra-se em 25,280 quilos capturado por André L. S. de Button no dia 11/01/2006 no rio Uruguai, Concordia Argentina.

                                                    HOMENAGEM AOS AMIGOS

2 comentários:

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue