AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O DOURADO - Salminus maxillosus




FAMÍLIA: characideos

LONGEVIDADE: 14 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 20 m

COMPRIMENTO: 1 m

PESO: 30 kg

DISTRIBUIÇÃO: América do Sul, Paraná, Brasil, Argentina, (rio Amazonas e suas ramificações).



BIOLOGIA: habitante de fortes correntes, o dourado é um peixe musculoso, com um corpo parecido em estrutura ao salmão, possui uma grande cabeça e uma boca que alcança a metade da mesma, repleta de caninos em forma cónica, com uma barbatana caudal rubusta própria de habitante de rápidos e correntes, donde se move com muito mais facilidade que as suas presas, normalmente peixes como o Carimbatá (Prochilodus lineatus) ou a Boga ( Leporinus obtusidens), está considerado em muitos países como o rei da água doce devido a potência e espetácularidade dos saltos que proprociona durante a sua luta.

A sua reprodução dà-se entre os meses de Outubro e Novembro, quando remonta o rio para procriar, vários machos cortejam a fêmea que depõe até 200.000 ovas por posta, abandonando-as depois ao seu destino, as quais éclosionam apenas um dia depois, os alevins nascem com aproximadamente 5mm e estão aptos a sobreviver. Alimentam-se de insectos e crustáceos na sua juventude, atingindo a maturidade aos dois anos e a fêmea aos três. A melhor época para a sua pesca está entre os meses de Maio e Agosto antes de que empreendam a extenuante remontada do rio para desovar. A sua pesca é especialmente espetácular com amostras de superficie, porque ao atacar o Dourado salta fora de àgua para cair sobre a amostra.

                                                                             Cortesia de:

                                                                 
 ALIMENTAÇÃO: peixes do seu hàbitat (anteriormente referidos) e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: ao corrico, spinning, à bòia e à mosca.

O VIDEO: como fazer bem as coisas.




                              ACONSELHO AS AMOSTRAS PELA DESPORTIVIDADE.

RECORD IGFA: encontra-se em 25.280 kg capturado por André L. S. de Button no dia 11/01/2006 no rio Uruguai, Concordia Argentina.

                                                 HOMENAGEM AOS AMIGOS


2 comentários:

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...

Arquivo do blogue