AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O ROCAZ - Scorpaena Scrofa


Cortesia de:


Familia: Scorpaeniformes 

Longevidade: ?

Profundidade: 0 - 500 mt

Comprimento: 50 cm

Peso: 2.960 kg



Distribuição: Madeira, Açores, Ilhas Canárias, Cabo Verde e Senegal. A sua presença é quase global excepto no Mar Negro.


Biologia: o seu habitat favorito são as zonas rochosas ou recifes de coral, locais nos quais se oculta perfeitamente devido a sua capacidade de mimetismo, pode-se estar a cm do Rocaz sem perver a sua presença tal é a capacidade deste peixe de camuflar-se com o seu meio. Peixe sedentário o qual é muito dificíl ver em cardume. A sua técnica de caça é basicamente ficar imovél até ao momento em que a sua presa se encontra ao alcance da seu rápido e mortifero ataque que se processa em décimas de segundo.

 Como peixe desportivo a sua luta não é para grandes alardes, porém o que se refere à sua carne a conversa é outra. Simplesmente deliciosa, no entanto aconselho extremo cuidado ao manuserar este peixe pois o seu veneno é bastante doloroso, e o seu corpo está perfeitamente equipado com dezenas de espinhas para o destribuir, aconselho o uso de um boca-grip ou qualquer utensilio para o manejar e retirar o anzol. Devido à sua beleza é bastante comun vê-lo em aquários marinhos.

 

Alimentação: peixe, crustáceos e moluscos.



Métodos de pesca: pesca embarcada, jigging.



Aconselho as amostras pela desportividade.



Récord IGFA: encontra-se em 2.960 kg capturado por Stuart Brown-Giraldi no dia 30/05/1996 em Gibraltar.

Nota do autor: especial menção à captura do meu amigo S.Ferreira pois normalmente a captura de um Rocaz costuma ser de dimensões bastante inferiores, este peixe é um exemplar de récord.

4 comentários:

  1. Quem é o gajo da foto? É feio que nem o caraças...

    ResponderEliminar
  2. Sim, não é muito geitoso, mas pesca bem e é bom moço.

    ResponderEliminar
  3. ja vi rocazes de 3,5kg nos Açores esse record e fake

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos não sabes o que é um record IGFA, eu esclareço. Tá claro que existem rocazes maiores que o do record, podes ver um deles na foto de cima. Mas para possuir um record IGFA, tens que seguir uns parametros que não toda a gente esta disposta a dar-se ao trabalho. O record significa que esse pescador pescou o maior rocaz dos que constam nos records IGFA para rocazes, não que tenha pescado o maior do mundo. Para não fazer o ridículo é melhor a gente informar-se antes. Um abraço e boa pesca!!

      Eliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...