AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

domingo, 28 de outubro de 2012

O GOLDEN TREVALLY - Gnathanodon speciosus (Forsskål, 1775)

FAMÍLIA: carangídeos.

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 30 metros.

COMPRIMENTO: 120 cêntimetros.

PESO: 15 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: oceano Indíco, Pacífico, sudoeste de baixa Califórnia, México e Golfo de Califórnia até ao Equador.
BIOLOGIA: um dos mais belos peixes da família dos carangídeos, o Golden Trevally é sem lugar a dúvidas uma maravilha da natureza, vive em lagoas profundas ou em bancos de recifes de coral, com fundo de areia onde procura crustáceos e outros invertebrados para sua alimentação. Utiliza a sua boca como um aspirador. Durante a sua fase juvenil têm o estranho comportamento de procurar abrigo entre os tentáculos das medusas, utilizando assim o veneno desta espécie como arma defensiva. Este comportamento não o utiliza só com as medusas, a mesma técnica de defesa é utilizada com peixes de maior porte; tais como tubarões, raias ou até mesmo mergulhadores. Forma grandes cardumes durante esta fase de juvenil para sua protecção. Nesta fase a sua côr vai desde um amarelo intenso com barras verticais alternando o negro e o castanho em ambos flancos, passando mais tarte a um amarelo prateado. É tal a sua beleza que durante a sua fase de alevin a juvenil é utilizado como peixe ornamental em aquários de todo o mundo.  Ao atingir o estado adulto a côr predominante é o prateado e as barras verticais tomam um tom cinzento. As barbatanas tornam-se totalmente amarelas, o crescimento é rápido e notável em especial o crescimento das barbatanas peitorais que crescem de uma forma fora do comúm, fazendo do Golden Trevally um magnifico nadador, não só em rapidez mas também no factor manobras, pode girar e mudar de sentido com extrema rapidez.
ALIMENTAÇÃO: pequenos peixes, invertebrados e crustáceos.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, jigging, corrico, mosca e surfcasting.

VIDEO: o resultado da captura de um Golden Trevally para um pescador impaciente.
RECORD IGFA: encontra-se em 14.750 quilos e foi capturado por Jason Hornhardt em Aústralia.

                                                    HOMENAGEM AOS AMIGOS

sábado, 6 de outubro de 2012

O BIGEYE TREVALLY- Caranx sexfasciatus (Quoy LY & Gaimard, 1825)

FAMÍLIA: carangídeos.

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 146 metros.

COMPRIMENTO: 120 cêntimetros.

PESO: 18 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Oceano Indo-Pacífico, Mar vermelho, este de Àfrica até ao Hawai, norte e sueste do Japão, Austrália e Nova Caledónia, também no México e Golfo de Califórnia, Equador e Ilhas Galápagos.
BIOLOGIA: habita àguas costeiras e oceânícas, sempre relacionadas com recifes. Ocasionalmente entra em rios, para caçar. Como a maioria dos carangídeos é um predador incansavél, prefere o amanhecer e o anoitecer para caçar, durante a fase juvenil é fácil de encontrar em estuários formando grandes cardumes, nesta fase o seu corpo está coberto por um tom prateado para castanho com 5-6 manchas verticais nos laterais, atinge a maturidade entre os 40-60cm, nesta fase desloca-se a águas abertas onde passará o resto da sua vida. Embora possa deslocar-se a águas mais costeiras para caçar em raras ocasiões. Na sua juventude como técnica de defesa contra outros predadores utilizam a chamada "bola de peixe", formação em circulo na qual estão envolvidos várias centenas de indivíduos para assim confundir o predador que tenta caçá-los. Como peixe desportivo pouco há que dizer, uma máquina de tirar linha dos carretes, só se entrega quando se encontra completamente extenuado. Destaca dos outros carangídeos pelo grande tamanho dos seus olhos,(daí vêm o seu nome) a sua côr dorsal é de um azul-verdoso e um ventre prateado, com um tom amarelo verdoso na barbatana anal possui uma espetacular cauda bifurcada que lhe dá essa incrível potência.
ALIMENTAÇÃO: peixes, céfalopodes e crustáceos.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, jigging, corrico, surfcasting, rockfishing.

VIDEO: uma pequena amostra da potência destes magnífico animal!!!
RÉCORD IGFA: encontra-se em 14.300 quilos e foi capturado por Les Sampson no dia 23/04/1997 na ilha Poivre nas Seychelles.

                                                      HOMENAGEM AOS AMIG@S

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue