AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 21 de maio de 2013

O BARBO "CIGANO" - Luciobarbus sclateri (Günther, 1868)

FAMÍLIA: ciprinídeos.

LONGEVIDADE: 18 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 20 metros.

COMPRIMENTO: 1 metro.

PESO: 8 kilogramos.

DISTRIBUIÇÃO: Europa, principalmente sul de Espanha e Portugal, nos rios Segura, Vélez e Mira, Seixe e Arade. 
BIOLOGIA: possivelmente o mais bonito dos barbos, e o mais fácil de identificar devido ao ventre de côr amarelo ou laranja que identifica esta espécie. O barbo cigano ou "gitano" como é vulgarmente chamado pelos "nuestros hermanos". As fêmeas alcançam fácilmente os 40 cêntimetros, já foram pescados muitos exemplares com medidas por cima do metro de comprimento. Os machos são mais pequenos e na época da desova mostram como a maioria dos barbos tubérculos nasais. As côres vão desde o verde azeitona ao amarelo-laranja. Como todos os barbos são uma verdadeira delícia para pescar, neste caso em particular, não só pela magnífica luta que dão mas também pelo bonitos que são estes peixes. Na Andalucía (Espanha) o barbo "sclateri" sofre uma grande mortandade devido à péssima costume que têm esta espécie de habitar pequenos lagos formados pelas enchentes dos rios, durante o verão devido ao calor extremo desta provincía os lagos secam com consequente morte de milhares destes belos barbos. Estes peixes são uma espécie própria da Peninsula Ibérica, não existem em mais lugar nenhum do mundo.
ALIMENTAÇÃO: vegetação aquática, insectos, anélidos, crustáceos e peixe.

MÉTODOS DE PESCA: carpfishing, bolonhesa, francesa, inglesa, spinning, mosca.
 RÉCORD IGFA: encontra-se em


                                                       HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue