AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 21 de maio de 2013

O BARBO COMÚN - Luciobarbus bocagei (Steindachner, 1864)



FAMÍLIA: ciprinídeos

LONGEVIDADE: 11 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 30m

COMPRIMENTO: 80cm

PESO: 9kg

DISTRIBUIÇÃO: Europa. 



BIOLOGIA: o corpo hidrodinâmico e o ventre achatado do barbo, ajudam-no a manter-se junto ao fundo do rio, onde se alimenta. Apesar de preferir águas de correntes rápidas também pode sobreviver em barragens ou lagos. A sua boca está rodeada de quatro barbilhos (de onde vem o seu nome); estes barbilhos estão equipados com células gustativas e tácteis que funcionam como línguas externas com os quais o peixe pode examinar possíveis alimentos. A região dorsal normalmente é castanho-esverdeado, o ventre branco ou avermelhado. Os juvenis apresentam manchas escuras na zona dorsal que desaparecem ao atingir o estado adulto. Na época nupcial ou de reprodução os machos apresentam uns tubérculos na zona do focinho.

 É um adversário maravilhoso e nobre, a sua luta é das mais emocionantes que se podem gozar em água doce, as suas arrancadas ou sentir-se capturado são épicas e somente quando já não lhe restam forças é que se dá por vencido. A força da sua luta está comparada com a de um salmão de igual peso e tamanho!!



ALIMENTAÇÃO: vegetação aquática, insectos, crustáceos, minhocas e peixe.

MÉTODOS DE PESCA: carpfishing, bolonhesa, inglesa, francesa, mosca.

RECORD IGFA: encontra-se em 6,120kg capturado por Eric Charles Roberts em St. Patrick´s Stream, Bershire, Inglaterra, no dia 29 de dezembro de 2004.

CURIOSIDADES: as fêmeas escavam um sulco onde depositam os ovos. Ingerem areia o que ajuda à digestão dos alimentos. Realizam migrações pré-reprodutivas para zonas lóticas. Efectuam pequenas migrações para cursos de água com o fundo de cascalho, com águas correntes e límpidas onde realiza a postura.

                                                             CAPTURA E SOLTA


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...