AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O BURBOT - Lota Lota (Linnaeus, 1758)

FAMILÍA: gadídeos  (Família de peixes teleósteos com cabeça volumosa e escamas cicloides, cujo género ou tipo se denomina Gadus.)

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 300 metros.

COMPRIMENTO: 120 cêntimetros.

PESO: 30 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Alaska,Canadá.
BIOLOGIA: vive nas frias e profundas águas de rios e lagos e é o único membro da família dos gadídeos que vive em água doce. Poucos são os pescadores que o conhecem e menos os que tratam de pescar esta espécie. Isto sucede em grande parte porque o Burbot não gosta de águas temperadas e é normalmente na época invernal a altura em que se encontra mais activo. Claro está que pescar com uma temperatura por debaixo dos -10 graus não é animador, no entanto para os poucos valentes que o fazem este peixe pode dar grandes alegrias, como é o caso deste actual récord capturado por Sean Konrad. O Burbot vive no fundo e está particularmente activo durante as horas nocturnas, é um temível caçador de qualquer espécie que habite na sua zona de caça. Durante a gestação é um dos peixes com maior capacidade de gestação que existe na água doce, uma femea adulta pode por até 5 milhões de ovos por posta!! Para a posta preferem zonas de gravilha ou pedras com temperaturas entre 1 a 4 graus, os alevins ao nascer ocultam-se até consumir o saco vitalicío na sua totalidade e imediatamente começam a predar os micro organismos existentes na aréa. Para a sua pesca a paciencia é fundamental, porque é um peixe que depois de morder o isco nunca o engole, talvez devido a concorrencia dos seus parentes o Burbot morde o isco mas depois desloca-se com ele até encontra um lugar seguro donde pode comer descansado, quando o peixe morde o isco deve-se dar a linha, até que este pare, é nessa altura que o pescador deve fisgar o peixe, se o faz antes,normalmente o que consegue é extrair o isco da boca do Burbot.
ALIMENTAÇÃO: minhocas, lagostins, peixes e todo ser vivo na sua zona de caça.

MÉTODOS DE PESCA: carpfishing, à bóia, ao corrico.

O VIDEO: imagens de uma tentativa frustrada de capturar barbot´s com amostra.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 11,400 quilos capturado por Sean Konrad no dia 27 março de 2010 no lago Diefenbaker, Saskatchewan no Canada.

                                                     HOMENAGEM AOS AMIG@S

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue