terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

O CAVALO VERMELHO - Moxostoma carinatum (Cope, 1870)

FAMILÍA: catostomídeos.

LONGEVIDADE: 12 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 50 metros.

COMPRIMENTO: 70 cêntimetros.

PESO: 4 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: habita principalmente no rios St.Lawrence, Mississippi, Escambia e Pearl. Também está presente em Minnesota e Iowa, a norte de Alabama e este de Oklahoma.BIOLOGIA: o cavalo vermelho (redhorse river) é o peixe de água doce americano, mais parecido ao nosso barbo comúm. Os seus hábitos também são muito semelhantes, têm preferência por rios grandes ou pequenos com corrente estável e limpa e fundos de areia e pedra. Realiza a subida dos rios para procrear e também ganha essas pretuberâncias no focinho para indicar à fêmea que está pronto para o apareamento. Têm normalmente uma cauda vermelha e as barbatanas ventrais e dorsal da mesma côr, o corpo de côr verde-bronze.É um autêntica flecha, tal como o nosso barbo europeu. Existe outra espécie com as mesmas carecteristicas, porém não alcança nem o comprimento, nem o peso do cavalo vermelho (redhorse river). A principal diferença do cavalo vermelho de cabeça corta (Shorthead redhorse) Moxostoma macrolepidotum) é o tamanho da cabeça tal como o seu nome indica. No habitat, comportamento e alimentação é exactamente igual.O comportamento do cavalo vermelho é territorial e normalmente deslocam-se sempre em cardúme, no qual o tamanho dos membros é muito similar. Têm tendência a subir as descargas de água dos campos de golf. Um peixe incrível para pescar com técnicas ligeiras e disfrutar da potência de este colosso.

ALIMENTAÇÃO: crustáceos, minhocas, insectos na superficie e moluscos.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, mosca, inglesa, bolonhesa, feeder, carpfishing.

RÉCORD IGFA: encontra-se 4.620 quilogramos e foi capturado por Maverick Yoakum no dia 4 de março de 2018 em Missouri.


                                                     HOMENAGEM AOS AMIGOS

sábado, 5 de fevereiro de 2022

O SOOTY GRUNTER - Hephaestus fuliginosus (Macleay, 1883)

FAMILÍA: terapontídeos

LONGEVIDADE:

PROFUNDIDADE: 0 -50 metros.

COMPRIMENTO: 54 cêntimetros.

PESO: 6 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Austrália em quase todos os rios e também se encontra nos lagos Maraboon, Awoonga e Eacham. Por estranho que possa parecer, este peixe também reside em França e é uma especie protegida neste pais.BIOLOGIA: o Sooty grunhão é uma espécie australiana relativamente extendida neste pais. A sua côr é variável dependendo das condições do seu habitat. Porém sempre são de côr escura tirando a negro. Existem Sooty´s com tonalidades de castanho e cinzento, negros com dourado ou cinzento na parte ventral e dorsal. Vive normalmente em rios com bastante caudal, porém também se adapta muito bem a barragens ou lagos. Prefere fundos com areia e pedras ou zonas com bastante vegetação. A fase de cria dá-se durante os meses de verão, devido a que aproveita a crescida dos rios devido à época das monções. Os ovos são depositados em fundos de areia e a guarda dos mesmo é só feita pelo macho. É um depredador que controla com bastante ferocidade o seu território, também é conhecido por outros nomes como: brema negra, grunhão púrpura ou grunhão do norte. Estes nomes devem-se ao facto de que uma das características do Sooty é o som que emite quando é capturado, muito parecido a um grunhido. Como peixe desportivo nem faz falta fazer apresentações. Basta ver a sua fisionomia, compacto e provisto de uma barbatana caudal exagerada para um peixe com estas dimensões!ALIMENTAÇÃO: Durante a sua fase de juvenil alimenta-se principalmente de algas, raizes de plantas, insectos, minhocas e camarões. Como o crescimento não deixa de alimentar-se da base vegetal, mas procura presas de maior tamanho como lagostins, rãs ou sapos. Pasando a peixes em fase adulta.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, corrico ou mosca. Também se pode pescar com técnicas como o carpfishing desde que se utilize isco vivo.

RÉCORD IGFA: encontra-se em 6,170 quilogramos e 54 cêntimetros e foi capturado por Brian Seawright na barragem Tinaroo em 1997.

                                                   HOMENAGEM AOS AMIGOS