sábado, 27 de agosto de 2022

O RUTILO DO MAR NEGRO - Rutilus frisii ( Kamenskii 1901)

FAMILÍA: ciprinídeos.

LONGEVIDADE: 10 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 50 metros.

COMPRIMENTO: 70 cêntimetros.

PESO: 5 quilogramos.

DISTRIBUIÇÃO: mar Negro, mar de Azov, a sua distribuição por Azerbaiyão, Bulgária, Irão, Cazaquistão, Turquia, Turcomenistão e Ucrânia é bastante comúm. Porém em Bielorrússia e Moldávia já se considera extinto.BIOLOGIA: O nome mais popular pelos pescadores no seu país de origem é "Katum"! Com preferência por estuários, lagos e rios costeiros. Tolera a água salobre com facilidade e existem grandes populações em barragens y outra reservas de água. Durante a sua fase juvenil, alimenta-se de zooplâncton, algas e larvas de insecto, pasando mais tarde a consumir moluscos. Desova em pequenos rios com fundo de areia ou gravilha em meados de Abril - Maio e durante esta fase deixa de alimentar-se. Assim que termina a fase de desove os adultos regressam ao seu habitat, deixando os alevins à sua sorte. Estes premanecem na zona até meados de Agosto, altura en que começam a descender o río para crescer nos estuários. Originário do mar Cáspio, já era pescado como fonte de alimento desde 1927.ALIMENTAÇÃO: vegetação aquática, insectos, crustáceos, minhocas e pequenos peixes.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, mosca, boloñesa, enchufable, coup, feeder.

RÉCORD IGFA: encontra-se em 

                                                     HOMENAGEM AOS AMIGOS


terça-feira, 19 de abril de 2022

A TILÁPIA DE MOÇAMBIQUE - Oreochromis mossambicus (Peters, 1852)

FAMILÍA: ciclídeos

LONGEVIDADE: 11 anos.

PROFUNDIDADE: 10 metros.

COMPRIMENTO:  40 cêntimetros.

PESO:  1 quilogramo.

DISTRIBUIÇÃO: América Central, sul do Caribe, sul da América do Norte e sueste Asiático.BIOLOGIA: A tilápia é um peixe bastante conhecido se falamos de términos alimenticios. Já que a seu crescimento acelerado, a alta tolerância a doenças, a carne branca de excelente qualidade e a grande capacidade de adaptação, a práticamente todos os tipos de água faz deste peixe o expôente ideal para a criação. A tilápia pode viver prefeitamente, tanto em água doce como salgada. A sua resistência a baixos niveis de oxigéneo faz de ela um dos peixes mais resistentes do mundo. Embora tenha origem africano, hoje em dia a população das tilápias pode-se considerar global!! Dentro do género Oreochromis existem várias espécies dependendo do continente. Aquela sobre a qual trataremos neste artículo é a Oreochromis mossambicus, originária de Moçambique e conhecida por muitos como tilápia de Moçambique, pode alcançar a longitude de 40 cêntimetros e 3 quilogramos de peso. A taxa de natalidade da tilápia é das mais altas, no que se refere a àgua doce. Uma fêmea com apenas 25 cêntimetros têm a capacidade de pôr mais de 1.700 ovos!! Embora seja uma espécie originária do rio Zambeze e Limpopo foi introduzida em Venezuela e vive nos cursos de água deste pais desde 1959!! Em Colômbia também existe uma população enorme em vários cursos de àgua.MÉTODOS DE PESCA: ao fundo, à bóia, à mosca, spinning.

RÉCORD IGFA: encontra-se em 3.110 quilogramos e foi capturada na barragem de Loskop na Àfrica do Sul. No dia 4 de Abril de 2003 por Eugene Kruger.

                                                         HOMENAGEM AOS AMIGOS

quinta-feira, 14 de abril de 2022

A TILÁPIA DO NILO - Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758)

FAMILÍA: ciclídeos.

LONGEVIDADE: 9 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 20 metros.

COMPRIMENTO: 60 cêntimetros.

PESO: 4,500 quilogramos.

DISTRIBUIÇÃO: é originária de África, possui grandes populações nos rios costeiros de Israel, Trewavas e Teugels, cuenca do Nilo, nos quais se inclui os lagos Alberto, Eduardo, Tana, Jebel Marra, Lago Kivu, Tanganyka e o rio Awash. Na Etiopia também se encontra con muita facilidade no sistema do rio Omo, río Suguta, no lago Turkana e no lago Baringo. Na África Oriental, a sua distribuição natural cobre as cuencas do Senegal, Gambia, nos ríos Volta, Niger, Benue e Chad. Porém a sua expansão está a nivel mundial, já que foi exportada para diversos paises com fins alimenticios, tais como Brasil, Colombia ou Venezuela.BIOLOGIA: A tilápia é um peixe bastante conhecido se falamos de términos alimenticios. Já que a seu crescimento acelerado, a alta tolerância a doenças, a carne branca de excelente qualidade e a grande capacidade de adaptação, a práticamente todos os tipos de água faz deste peixe o expôente ideal para a criação. A tilápia pode viver prefeitamente, tanto em água doce como salgada. A sua resistência a baixos niveis de oxigéneo faz de ela um dos peixes mais resistentes do mundo. Embora tenha origem africano, hoje em dia a população das tilápias pode-se considerar global!! Encontra-se numa grande variedade de habitates de água doce, como rios, barragens, canais de irrigação, lagos e lagoas. Como acontece com muitos dos ciclídios a maternidade, faz-se na boca do mãe. A fêmea põe os ovos num pequeno ninho que o macho faz na areia e depois de serem fertilizados pelo macho, a fêmea recolhe os ovos na boca até ao momento da eclosão. Esta fase dura aproximadamente uma semana. Depois da eclosão as pequenas tilápias continuam a utilizar a boca da mãe como protecção em caso de perigo. A tilápia têm essa particularidade de adaptação que permite que um 90% da prole seja capaz de sobreviver. Já que em caso de perigo ou ataque de qualquer depredador, os filhotes escondem-se no interior da boca do mãe, até passar o perigo. A femêa têm a capacidad de cargar na boca até 200 ovos sem nenhum problema. Este sistema de perservação permite, que a tilápia seja um dos peixes com maior taxa de subervivência. Esta em particular têm a capacidade procrear con outras espécies de tilápias, o que faz dela uma dos peixes de água doce com maior poder de adaptação.  Está  considerada como uma das espécies mais invasivas do planeta.ALIMENTAÇÃO: na sua fase juvenil têm um comportamento alimentício mais homenivoro, alimentando-se con frequência de insectos e larvas. Porém ao crescer a sua alimentação passa a ter uma base mais vegetal, com base de algas e detritus de todo tipo. Para a sua pesca, usa-se milho, ou qualquer otro grão de origem vegetal.

MÉTODOS DE PESCA: ao fundo,à bóia, à mosca ou spinning.

RÉCORD IGFA: encontra-se em 6,01 quilogramos e foi capturada no dia 5 de Junho de 2002, na reserva de Kariba em Zimbabwe. O afortunado foi Sarel Van Rooyen.

                                                     HOMENAGEM AOS AMIGOS

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

O CAVALO VERMELHO - Moxostoma carinatum (Cope, 1870)

FAMILÍA: catostomídeos.

LONGEVIDADE: 12 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 50 metros.

COMPRIMENTO: 70 cêntimetros.

PESO: 4 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: habita principalmente no rios St.Lawrence, Mississippi, Escambia e Pearl. Também está presente em Minnesota e Iowa, a norte de Alabama e este de Oklahoma.BIOLOGIA: o cavalo vermelho (redhorse river) é o peixe de água doce americano, mais parecido ao nosso barbo comúm. Os seus hábitos também são muito semelhantes, têm preferência por rios grandes ou pequenos com corrente estável e limpa e fundos de areia e pedra. Realiza a subida dos rios para procrear e também ganha essas pretuberâncias no focinho para indicar à fêmea que está pronto para o apareamento. Têm normalmente uma cauda vermelha e as barbatanas ventrais e dorsal da mesma côr, o corpo de côr verde-bronze.É um autêntica flecha, tal como o nosso barbo europeu. Existe outra espécie com as mesmas carecteristicas, porém não alcança nem o comprimento, nem o peso do cavalo vermelho (redhorse river). A principal diferença do cavalo vermelho de cabeça corta (Shorthead redhorse) Moxostoma macrolepidotum) é o tamanho da cabeça tal como o seu nome indica. No habitat, comportamento e alimentação é exactamente igual.O comportamento do cavalo vermelho é territorial e normalmente deslocam-se sempre em cardúme, no qual o tamanho dos membros é muito similar. Têm tendência a subir as descargas de água dos campos de golf. Um peixe incrível para pescar com técnicas ligeiras e disfrutar da potência de este colosso.

ALIMENTAÇÃO: crustáceos, minhocas, insectos na superficie e moluscos.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, mosca, inglesa, bolonhesa, feeder, carpfishing.

RÉCORD IGFA: encontra-se 4.620 quilogramos e foi capturado por Maverick Yoakum no dia 4 de março de 2018 em Missouri.


                                                     HOMENAGEM AOS AMIGOS

sábado, 5 de fevereiro de 2022

O SOOTY GRUNTER - Hephaestus fuliginosus (Macleay, 1883)

FAMILÍA: terapontídeos

LONGEVIDADE:

PROFUNDIDADE: 0 -50 metros.

COMPRIMENTO: 54 cêntimetros.

PESO: 6 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Austrália em quase todos os rios e também se encontra nos lagos Maraboon, Awoonga e Eacham. Por estranho que possa parecer, este peixe também reside em França e é uma especie protegida neste pais.BIOLOGIA: o Sooty grunhão é uma espécie australiana relativamente extendida neste pais. A sua côr é variável dependendo das condições do seu habitat. Porém sempre são de côr escura tirando a negro. Existem Sooty´s com tonalidades de castanho e cinzento, negros com dourado ou cinzento na parte ventral e dorsal. Vive normalmente em rios com bastante caudal, porém também se adapta muito bem a barragens ou lagos. Prefere fundos com areia e pedras ou zonas com bastante vegetação. A fase de cria dá-se durante os meses de verão, devido a que aproveita a crescida dos rios devido à época das monções. Os ovos são depositados em fundos de areia e a guarda dos mesmo é só feita pelo macho. É um depredador que controla com bastante ferocidade o seu território, também é conhecido por outros nomes como: brema negra, grunhão púrpura ou grunhão do norte. Estes nomes devem-se ao facto de que uma das características do Sooty é o som que emite quando é capturado, muito parecido a um grunhido. Como peixe desportivo nem faz falta fazer apresentações. Basta ver a sua fisionomia, compacto e provisto de uma barbatana caudal exagerada para um peixe com estas dimensões!ALIMENTAÇÃO: Durante a sua fase de juvenil alimenta-se principalmente de algas, raizes de plantas, insectos, minhocas e camarões. Como o crescimento não deixa de alimentar-se da base vegetal, mas procura presas de maior tamanho como lagostins, rãs ou sapos. Pasando a peixes em fase adulta.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, corrico ou mosca. Também se pode pescar com técnicas como o carpfishing desde que se utilize isco vivo.

RÉCORD IGFA: encontra-se em 6,170 quilogramos e 54 cêntimetros e foi capturado por Brian Seawright na barragem Tinaroo em 1997.

                                                   HOMENAGEM AOS AMIGOS