domingo, 18 de outubro de 2009

A CORVINA - Argyrosumus regius (Asso, 1801)


FAMILÍA: escienídeos.

LONGEVIDADE: 50 anos.

COMPRIMENTO: 250 cêntimetros.

PESO: 100 quilos.

PROFUNDIDADE: 0-300 metros.

DISTRIBUIÇÃO: a oeste do Oceano Atlântico, Gibraltar, Noruega, Congo, Mediterrãneo, Mar Negro; emigra para o Mar Vermelho através do Canal do Suez.
BIOLOGIA: é um dos peixes mais imponentes e espectaculares que qualquer pescador pode desejar. Com o seu mimetismo podem apresentar desde uma cor bronze escura que quase parece preto ou um bronze claro quase branco; em qualquer dos casos, as pintas claras ou escuras contrastando com o seu corpo, fazem este peixe inconfundível. É uma das espécies de roncadores, pois com a ajuda da bexiga natatória conseguem produzir ruídos parecidos ao roncar, que utilizam para manter o cardume agrupado, principalmente em condições de águas turvas. Predador de todo tipo de seres vivos do seu habitat, tem um especial delirio pelas lulas e chocos. Nas costas portuguesas podem ser pescadas todo o ano com maior incidencia nos meses de Maio a Outubro. Dão preferência a zonas de pedra e areia, entrando também em rios e estuários, onde desovam e se alimentam de tainhas. Poderoso lutador que utiliza tudo o que tem para tentar escapar, só se entrega quando está completamente extenuada.

ALIMENTAÇÃO: lulas, tainhas, cavalas, chocos(preferencialmente vivos) e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, jigging, corrico, bóia, fundo e surfcasting.

O VIDEO: captura de uma corvina pelo amigo Luis Ceia.


RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 48 quilos e foi capturada por Laurent Morat no dia 30/03/1986 em Nouadhibou, Mauritânia.

*Dedicado ao meu pai, grande pescador de corvinas, com o qual tanto aprendi.

                                                           HOMENAGEM AOS AMIG@S


1 comentário:

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.