sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O ENCHARÉU - Pseudocaranx dentex (Bloch & Schneider, 1801)


FAMÍLIA: carangideos.

LONGEVIDADE: 49 anos.

COMPRIMENTO: 1,22 cêntimetros.

PESO: 18 quilos.

PROFUNDIDADE: 0-238 metros.

 DISTRIBUIÇÃO: Atlântico, USA, Carolina do Norte, Sul do Brasil, Mediterrâneo, Açôres, Madeira, Canárias, África, Japão, Hawaii, Austrália, Irlanda e Nova Caledónia.
BIOLOGIA: Habita águas costeiras e baías; os juvenis vivem em estuários e em zonas costeiras, formando cardumes imensos que caçam a grande velocidade, alimentando-se básicamente de plâncton e invertebrados que ingerem através de sucção; ao atingir a maturidade, a sua alimentação muda para invertebrados e peixes. A pesca do encharéu é muito divertida, já que é um peixe muito combativo e como se desloca normalmente em cardume pode propocionar um dia de pesca inesquecível. Dependendo da profundidade a que se desloca o cardume pode-se pesca com amostra que baixem a boa profundidade ou jig´s que é a forma mais usada para pescar esta espécie. 
ALIMENTAÇÃO: sardinhas, cavalas, carapaus, arenques, peixe agulha, cefalópodes.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, jigging, á mosca, á deriva e ao fundo.

RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 15,250 quilos capturado por Kazuhiko Adachi no dia 06/07/1998 em Hahajima, Ogasawara, Japao.

                                                             HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.