terça-feira, 20 de outubro de 2009

O MAHSEER - Barbus Tor putitora (Hamilton, 1822)


FAMÍLIA: ciprinídeos.

LONGEVIDADE: ?

PESO: 70 quilos.

COMPRIMENTO: 180 cêntimetros.

PROFUNDIDADE: 0-20 metros.

DISTRIBUIÇÃO: India, Assam e Birmânia.
BIOLOGIA: considerado um peixe sagrado na India, o mahseer dourado dos Himalaias tem vários "primos" entre eles o famoso Humpback Mahseer do rio Kaveri, também conhecido por mahseer corcunda devido à enorme protuberância que têm junto à barbatana dorsal e que também alcança tamanhos extraordinários. O mahseer dourado é um peixe realmente bonito, para além de grande lutador; alimenta-se de peixes, moluscos, caranguejos; possui um formidável jogo de dentes farígenos na garganta com os quais tritura as conchas mais duras. Nâo existe corrente que possa impedir este peixe, visto que a superfície das suas barbatanas e rabo são maiores que o seu próprio corpo; gosta dos rios com rápidos, rochas e poças. Capturar um barbo dourado é sem dúvida o sonho de todo pescador.
ALIMENTAÇÃO: peixes, caranguejos; podem ser engodados com boilles.

MÉTODOS DE PESCA: Ao fundo, á bóia ou com mosca e amostras.
O VIDEO: a incrível luta do Golden Mahseer.
RÉCORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 12,246 quilos capturado por Jeff Currier no dia 29/05/2008 no rio Ramganga, India.

                                                       HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.