terça-feira, 3 de novembro de 2009

A FERREIRA - Lithognathus mormyrus (Linnaeus, 1758)


FAMÍLIA: espárídeos.

LONGEVIDADE: 12 anos.

COMPRIMENTO: 55 cêntimetros.

PESO: 2 quilos.

PROFUNDIDADE: 0-150 metros.

DISTRIBUIÇÃO: oceano Atlântico, Madeira e Açores, golfo da Biscaia, estreito de Gibraltar, Mediterrâneo, Ilhas Canárias, Cabo Verde e Moçambique.
BIOLOGIA: este espárídeo encontra-se normalmente em fundos de areia ou lodosos, estuarios e rias. Alimenta-se de toda a classe de anelídeos através de sucção, camarões e inclusive de caranguejos. Gosta pouco de agitação e por esse facto aproxima-se mais da costa com o mar calmo ou "chão", momento aproveitado por pescadores conhecedores deste facto para fazer grandes pescarias. Utiliza os estuários e rias para procriar como tantas outras espécies de inferior tamanho. Apesar de não alcançar grande tamanho ou peso (uma ferreira com 1 kg é um excelente troféu), é um digno adversário para qualquer pescador que utilize o equipamento adequado para a sua pesca.
ALIMENTAÇÃO: ameijoa, berbigão, navalha e toda classe de anelídeos.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, bóia e ao fundo.
RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 0,800 quilos capturada no dia 17/09/1993 por Patrick Sibile em Dakhla, Marrocos.

                                                     HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.