segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A ABRÓTEA - Phycis blennoides (Brünnich, 1768)


FAMÍLIA: gadídeos.  (Família de peixes teleósteos com cabeça volumosa e escamas cicloides, cujo género ou tipo se denomina Gadus.)

PROFUNDIDADE: 10 - 1000 metros.

LONGEVIDADE: 20 anos.

COMPRIMENTO: 80 cêntimetros.

PESO: 3,540 quilos.

 
DISTRIBUIÇÃO: Átlântico, Islândia e Noruega até ao Cabo Branco, África Ocidental e Mediterrâneo.
BIOLOGIA: pertence á mesma familia que o bacalhau, porém o seu tamanho é bastante mais pequeno, encontra-se normalmente em fundos de areia ou lodo, durante a sua juventude pode ser capturada em zonas mais costeiras, porém é um peixe que perfere a profundidade, alimenta-se sobretudo de crustáceos e peixes, a sua pesca é relativamente mais fácil quando embarcada. Vive normalmente só ou em pequenos cardumes e tem perferência pela actividade nocturna. Os juvenis são encontrados com frequência junto à costa, e no seu estado adulto também, mas somente na época de procriação. A verdade é que como peixe combativo, não têm grandes méritos, porém a sua carne é simplesmente deliciosa. Claro está dentro da respectiva medida, pois como defensor da captura e solta, não podia ser de outra maneira. Como exemplo está o exemplar da foto com 2.180 kg capturado pelo amigo Luis Ceia que hoje é record . (European Line Class Record).
ALIMENTAÇÃO: sardinha, arenque, navalha, camarão etc.

MÉTODOS DE PESCA: ao fundo, jigging, surfcasting, corrico.
RECORD IGFA: encontra-se em 3.540 quilos capturado por Ms. Susan Holgado no dia 12/07/1997 no Estreito de Gibraltar.

                                                      HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.