sábado, 30 de outubro de 2010

O CACHORRO - Bodianus unimaculatus (Günther, 1862)

FAMÍLIA: labrídeos.

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 70 metros.

COMPRIMENTO: 50 cêntimetros.

PESO: 10 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Austrália (do sul de Queensland até Victória) e Nova Zelanda, também existem importantes populações no Atlântico.
BIOLOGIA: a familia dos labrídeos compreende mais de 400 espécies distribuídas por muitas águas costeiras tropicais e temperadas. O tamanho dos bodiões varia entre os 10 cêntimetros das espécies mais pequenas aos 2 metros do bodião de Maori (Cheilinus undulatus) sobre o qual já escrevi anteriormente. Habitante de zonas rochosas e coralinas ricas em vegetação é uma espécie com poucos "fans" na pesca desportiva, no entanto este bellissímo peixe possui uma das carnes mais saborosas do reino aquático, para além da espetácular luta que oferece. Normalmente o tamanho das capturas realizadas desta espécie é de reduzido tamanho, pois as capturas mais habituais são feitas desde costa na modalidade de Surfcasting.
ALIMENTAÇÃO: minhocas, caranguejos, moluscos, crustáceos.

MÉTODOS DE PESCA: Jigging, Pesca embarcada, Spinning, Surfcasting.
RÉCORD IGFA: não existe récord para esta espécie.

                                                   HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.