LONGEVIDADE: ?
PROFUNDIDADE: 0 - 200 metros.
COMPRIMENTO: 500 cêntimetros.
PESO: 400 quilos.
DISTRIBUIÇÃO: em quase todas as águas tropicais e subtropicais do mundo.
BIOLOGIA: a estranha cabeça do tubarão martelo é sem dúvida a sua marca registada, pois em todo o mundo aquàtico, não existe peixe com semelhante cabeça. Larga e achatada dando origem a um par de lóbulos que se assemelham a um martelo (daí o seu nome) com um olho em cada extremidade. Existem cerca de oito espécies de tubarão martelo, a maior parte das quais vive em águas tropicais e subtropicais; a espécie aqui representada, porém é um peixe de águas costeiras temperadas a subtropicais. Trata-se de uma espécie grande, que normalmente constitui um perigo para banhistas e mergulhadores. Um dato muito interesante sobre os tubarões chamados agressivos ou perigosos. Em todos os tubarões classificados com estes adjectivos, verifica-se que todos eles possuem o lóbulo superior da barbatana caudal com o dobro ou o triplo do tamanho do lóbulo inferior. Como é o caso por exemplo do tubarão tigre ( Galeocerdo cuvieri )ou do tão temivél tubarão branco ( Carcharodon carcharias ). É uma das das poucas espécies de tubarões que se podem ver com relativa facilidade em grandes cardumes, tanto quando emigram para zonas de caça como também na sua rotina diária, somente os individuos de grande tamanho costumam viajar sozinhos.
ALIMENTAÇÃO: qualquer ser vivo do seu habitat, com especial predilecção por espécies como as raias, cavalas, sardinhas, atuns e polvos.
MÉTODOS DE PESCA: Spinning, Corrico, á deriva, Surfcasting.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 167,600 quilos capturado por Scott Tindale no dia 26/01/2002 na baía de Plenty em Nova Zelanda.
HOMENAGEM AOS AMIG@S