quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O ÁSPIO - Aspius aspius (Linnaeus, 1758)


FAMILIA: ciprinídeos.

LONGEVIDADE: 11 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 30 metros.

COMPRIMENTO: 1 metro.

PESO: 12 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: desde a parte oriental da Holanda, passando pelo norte e centro da Europa, até ao mar Cáspio.

BIOLOGIA: o corpo esguio e hidrodinâmico deste predador dá-lhe a velocidade e agilidade necessárias para capturar os seus alimentos, que consistem sobretudo em pequenos peixes que se encontram a pouca profundidade ou quase à superfície. Trata-se de um caçador hábil que normalmente nunca falha os seus ataques. Durante a desova o áspio macho desenvolve várias pertuberâncias duras com aspecto de verrugas (tubérculos) na cabeça, que lhe ajudam a afastar os seus rivais. O áspio reproduz-se na primavera sobre leitos de gravilha. Prefere águas profundas e encontra-se frequentemente em represas, lagos ou rios com excelente qualidade de água. Depois de ferrado, é um autentico titán, com  rápidas e intermináveis corridas, só se rendirá cuando estiver completamente exausto. Como podeis ver o áspio pertence à familia dos ciprinídeos, porém o seu comportamento está bastante longe da carpa ou barbo, pois estes também predam mas só em raras ocasiões, o áspio porém já tem esse instinto no seu adn, poderia bem passar por um lúcio ou uma lúcioperca tal é a sua voracidade.
ALIMENTAÇÃO: insectos, crustáceos e peixes do seu habitat tais como o alburnete.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, mosca, corrico, carpfishing, ou à bóia com peixe morto.

RÉCORD IGFA: encontra-se em 5,660 quilos e foi capturado por Jan-Erik Skoglund no lago Varnern em Suiça no dia 25/09/1993.

                                                    HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.