sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O ROBALO AUSTRALIANO - Macquaria novemaculeata (Steindachner, 1866)

FAMÍLIA: moronídeos.

LONGEVIDADE: 22 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 20 metros.

COMPRIMENTO: 60 cêntimetros.

PESO: 4 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: por todo o sudeste de Austrália e em particular em Queensland e Victoria.
BIOLOGIA: o robalo Australiano, é um mini predador, mas não por isso deixa de ser um valente contrincante. Vive em nos ríos costeiros, estuários e lagos do sudeste da Austrália. É das poucas espécies que desova no inverno, normalmente em estuários, os ovos eclodem ao fim de três dias e por volta dos três meses de idade os jovens peixes já se assemelham a pequenos adultos embora apresentem ligeiras barras verticais no dorso e nos flancos. A sua côr pode variar de um prateado a um verde escuro dependendo do habitat e da côr das águas onde viva. Perfere zonas com muita vegetação e de perferência com fundos de pedra ou grava. Como quase todo predador caça por emboscada e em distâncias curtas é uma autêntica flecha. Como peixe desportivo em Austrália encontra-se no top dos perferidos pelos pescadores, não só pela agressividade mas também pela beleza desta espécie. Da mesma forma que nos E.U.A se organizam campeonateos monstruosos para a pesca do Floridanus o mesmo acontece na Austrália com o robalo australiano. Apesar de ser um peixe de água doce o robalo australiano desova em estuários, portanto possui a capacidade de viver pelo menos durante o tempo de desova em água salgada.
ALIMENTAÇÃO: pequenos peixes, crustáceos, minhocas e insectos.

MÉTODOS DE PESCA: à mosca, spinning, feeder, corrico.
VIDEO: como se pesca o robalo Australiano com popper´s.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 3,750 quilos e foi capturado por Neil Schultz no dia 24/07/2005 no lago Wivenhoe, Queensland , Australia.

                                                      HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.