quinta-feira, 15 de março de 2012

O BARU - Uaru amphiacanthoides (Heckel, 1840)

FAMÍLIA: ciclídeos.

LONGEVIDADE:

PROFUNDIDADE: 0 - 20 metros.

COMPRIMENTO: 30 cêntimetros.

PESO: 0,480 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: América do Sul, rio Amazonas, rio Solimões, río Japurá, Tapajós e rio Negro.
BIOLOGIA: com clara perferência por águas cristalinas com abundante vegetação o Baru é o típico peixe tropical que todos desejariamos para o nosso aquário, porém é considerado como peixe desportivo pela IGFA, por algo será. Territorial e agressivo o Baru é um pequeno lutador, capaz de dar muitas alegrias a pequenos e maiores, especialmente adequado para quem se inicia neste tão belo desporto que é a pesca. Diz o ditado que: "debaixo da pedra mais pequena sai o maior lagarto" este é o caso do Baru, um pequeno com grande capacidade de luta. Os machos são totalmente intransigentes e agressivos na época do acasalamento. As suas principais caracteristicas são a mancha em forma de triângulo, que vai das barbatanas peitorais até ao nascimento da caudal e a barbatana dorsal que apresenta uma série de espinhas largas e grossas. Essas espinhas podem causar ferimentos graves ao manipular o peixe sem um prévio conhecimento. Devido a essas manchas em forma de triângulo o Baru é conhecido por muitos como ciclídio triângulo. O baru, é um parceiro fiel, depois de acasalar por primeira vez, não volta a mudar de fêmea, no caso da morte da companheira permanece "viúvo".
ALIMENTAÇÃO: milhocas da terra, crustáceos e insectos.

MÉTODOS DE PESCA: bolonhesa, inglesa, à francesa ou coup, à mosca.

RÉCORD IGFA: encontra-se em 0,480 quilos e foi capturado por Gilberto Fernandes no Igarapé do Capitari, Amazonas, Brasil, no dia 01/03/2010.

                                                      HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.