quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O JOLTHEAD - Calamus bajonado (Bloch & Schneider, 1801)

FAMÍLIA: esparídeos.

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 200 metros.

COMPRIMENTO: 76 cêntimetros.

PESO: 10 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: desde Nova Inglaterra até às Bremudas e Brasil.
BIOLOGIA: esta espécie deve o seu nome à particular forma que têm de conseguir alimento, a técnica utilizada pelo Jolthead é a de sacudir a cabeça para conseguir arrancar os moluscos da rocha. O seu corpo é de um amarelo prateado metálico com tonalidades azuladas, possui uma linha azul por debaixo de cada olho e uma mancha côr de laranja em cada canto da boca. Perfere fundos mistos de areia e rocha ou coralinos, mas com um denominador común, a existência de algas. Os adultos são normalmente solitários, e somente formam casal na época de procriação. Peixe combativo como poucos faz lembrar muitos vezes um pargo devido à forma como se defende, com rápidas corridas para o fundo e um torrente de cabeçadas. A carne do Jolthead é muito apetitosa mas pode provocar ciguatera.
ALIMENTAÇÃO: moluscos, anélidos.

MÉTODOS DE PESCA: pesca embarcada, surfcasting.



O VIDEO: um video deste maravilhoso peixe no seu habitat.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 10.540 quilos e foi capturado no dia 11 março de 1990 por Harm Wilder na praia da Madeira, Flórida, USA.

                                                     HOMENAGEM AOS AMIG@S


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.