quarta-feira, 23 de maio de 2012

O MERO DE QUEENSLAND - Epinephelus lanceolatus (Bloch, 1790)

FAMÍLIA: serranídeos.

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 130 metros.

COMPRIMENTO: 270 cêntimetros.

PESO: 400 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Mar vermelho, Àfrica do Sul, Hawai, Japão e sul da Austrália.
BIOLOGIA: a côr é extraordinária, uma obra de pintura digna de uma criatura extraordinária, a grande pena é que o mero de Queensland, só nos pode ofrecer estas côres durante a sua juventude, ao passar ao estado adulto, pouco a pouco vai perdendo essas magnificas côres. É o maior da família dos serranídeos, um verdadeiro sonho ou pesadelo, tudo depende do pescador. Durante a sua juventude raramente são vistos, pois são autênticos mestres da camuflagem, sempre ocultos em recifes, fazendo pequenas incrusões nocturnas em estuários para alimentar-se, de caranguejos do lodo, pequenos polvos e peixe, esta côr tão peculiar desaparece com o crescimento pois devido ao colossal tamanho que atinge já não necessita camuflagem, pois são poucos os predadores que se atrevem com este mastodonte. Na fase adulta a sua vida desenrola-se no alto mar em recifes de coral ou destroços de navios e plataformas petrolíferas como muitos outros meros. A captura de um mero de Quennsland com cana é sem dúvida um sonho para qualquer pescador desportivo.
ALIMENTAÇÃO: peixe, lagostas, e o seu manjar favorito raias e pequenos tubarões!!

MÉTODOS DE PESCA: jigging, spinning, corrico.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 179.500 quilos e foi capturado por Shayne Keith Nelson no dia 03/10/2004 ilha Latham em Tanzânia.

                                                     HOMENAGEM AOS AMIG@S

1 comentário:

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.