LONGEVIDADE: 25 anos.
PROFUNDIDADE: 0 - 740 metros.
COMPRIMENTO: 400 cêntimetros.
PESO: 750 quilos.
DISTRIBUIÇÃO: mundial (desde que sejam águas temperadas).
BIOLOGIA: o Mako é um animal belissímo com o corpo robusto, e espetacularmente hidrodinâmico. Com um nariz cônico e pontiagudo e uma boca grande e estreita em forma de U repletinha de dentes. A sua côr pode variar dependendo do estado em que se encontra, mas normalmente apresenta um dorso azul escuro, os flancos mais claros e um ventre branco. É provávelmente o tubarão mais rápido do mundo, capaz de alcançar a velocidade de 124 km, são homeotermos ( com a capacidade de manter a tempratura corporal por cima da tempratura do meio e com uma rápida digestão, o que os faz mais fortes e mais rápidos). É um tubarão com hábitos ocêanicos, mas não é rara a sua incrusão em portos pesqueiros e praias para procurar alimento. Como ovíparo têm camadas de 4-8 crías que nascem com cerca de 70 cm e ao atingir o 1,90 cm já se consideram maduros e perparados para a reprodução. Claro está que lutar com um exemplar de Mako é uma odisseia, um verdadeiro desafio ao pescador que busca o seu límite, para além das capacidades anteriormente descritas o Mako tem outra mais, e talvez a mais espetacular de todas, para livrar-se do anzol é capaz de dar saltos fora de água que podem alcançar entre os 6 - 8 metros de altura. O mako é oofágio ( são animais que ao nascer dentro do ventre materno, ao não encontrar alimento suficiente alimentam-se dos ovos ou dos seus irmãos mais pequenos). Este tipo de comportamento não é raro em espécies perdadoras pois assim saiem ao mundo já perparados para o que o seu instinto lhe indica. Factor a ter em conta ao capturar um mako, é a sua má costume de saltar para dentro do barco, este caso já sucedeu demasiadas vezes para que se considere uma mera casualidade, por isso como diz o ditado: Quem avisa, amigo é.
ALIMENTAÇÃO: peixes do seu habitat, com especial perdilecção pela cavala, arenque, sardinha e o atún. Ao atingir maior tamanho predam sobre qualquer coisa, chegam a atacar pequenos cetáceos, mas sem dúvida o seu prato favorito é o peixe-espada.
MÉTODOS DE PESCA: corrico, jigging, spinning, surfcasting.
RECORD IGFA: encontra-se em 553,840 quilos e foi capturado por Luke Sweeney no dia 21/07/2001 em Chatham, Massachusetts, USA.
HOMENAGEM AOS AMIG@S