FAMÍLIA: batrachoidídeos.
LONGEVIDADE: 8 anos.
PROFUNDIDADE: 50 metros.
COMPRIMENTO: 60 cêntimetros.
PESO: 4 quilos.
DISTRIBUIÇÃO: océano Atlântico, sueste da Baía de Biscaya até Ghana incluindo o mar Mediterrâneo e Gambia.
BIOLOGIA: embora tenha uma fama desagradável o charroco é um peixe muito interesante, vive em água salgada ou salobre, normalmente solitário em cavidades naturais ou artificiais, perdominantemente carnívoro, embora coma qualquer coisa. A sua côr é de um castanho esverdeado ou amarelada, com manchas escuras entre o negro e o cinzento. Os seus olhos ficam situados no topo da cabeça para poder detectar melhor as suas presas visto que é um peixe que está sempre pegado ao fundo, excepto quando realiza alguma deslocação ou um ataque. A parte mais destacável do charroco é a sua boca, extraordinariamente grande para o corpo que têm e a completa falta de escamas. Embora seja um peixe pouco lutador, a sua captura é complicada pois utiliza a sua enorme boca como se fosse um paráquedas exercendo uma enorme pressão na cana. Muitas vezes só podemos confirmar que é um charroco depois de o ver pois a pressão exercida é tão grande que pensamos que pode ser outro tipo de peixe. Como alimento é um peixe muito saboroso, típicamente utilizado num dos pratos mais famosos de Portugal, a caldeirada. É um peixe roncador, graças à sua bexiga natatória é capaz de produzir ruídos parecidos ao roncar, tal como a corvina. Outra das peculiaridades do charroco é que é o uníco peixe que tem um coração parecido ao humano, tal é a semelhança que é utilizado por cardiólogos para estudar o comportamento de medicamentos no coração humano.
ALIMENTAÇÃO: caranguejos e pequenos peixes, embora possa engolir qualquer outro alimento.
MÉTODOS DE PESCA: rockfishing, spinning, surfcasting, à bóia, mosca.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 2,500 quilos e foi capturado por Patrick Sebile em Dakhala, Marrocos no día 5 de junho de 2003.
HOMENAGEM AOS AMIG@S
UMA PEQUENA HOMENAGEM AOS PEIXES DESPORTIVOS DOS NOSSOS MARES E RIOS, TENTANDO CRIAR UMA MENTALIDADE DESPORTIVA PARA COM ELES. PENSAR NA CAPTURA E SOLTA COMO ALGO NORMAL, LEMBREM-SE QUE UM VERDADEIRO PREDADOR NÃO MATA POR PRAZER!!!
AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)
EDITOR
- Jorge Lopes "Pely"
- Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.