AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A ANCHOVA - Pomatomus saltatrix (Linnaeus, 1766)

FAMILÍA: pomatomídeos.

LONGEVIDADE: 9 anos.

COMPRIMENTO: 130 cêntimetros.

PESO: 14 quilos.

PROFUNDIDADE: 0 - 200 metros.

DISTRIBUIÇÃO: global (excepto nas zonas frias).
BIOLOGIA: em estado juvenil gosta mais da costa; é frequente vê-las atacar cardumes de cavalas, taínhas ou outros pequenos peixes; ao atingir a maturidade desloca-se a mar aberto, mas faz incursões na costa, em bocas de barras e estuários para alimentar-se; ataca sempre em cardume e com verdadeiro frenesim, matando mais do que come devido a voracidade com que ataca; espécie de costumes migratórios, emigra para águas quentes durante o inverno e para frias durante o verão, preferem águas limpas e com fortes correntes que utilizam como corredores para caçar; é um peixe hidrodinâmico possuidor de um formidável jogo de dentes afíados e proeminentes capaz de cortar os mais grossos nylons ou uma taínha pela metade, apenas com uma dentada. Durante a luta é normal verificar que dá grandes saltos fora de água sacudindo a cabeça, na tentativa de soltar-se da amostra ou anzol o que muitas vezes consegue, pois devido à dureza da sua boca normalmente o anzol não penetra o suficiente.
ALIMENTAÇÃO: sardinha, tainha, savelha, cavala, cefalópodes, amostras.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, jigging, bóia, mosca e surfcasting.
RÉCORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 14,400 quilos capturado por James Hussey no dia 30/01/1972 em Hatteras Carolina do Norte, U.S.A.

                                                         HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue