LONGEVIDADE: 23 anos.
COMPRIMENTO: 97 cêntimetros.
PESO: 10 quilos.
PROFUNDIDADE: 0-30 metros.
DISTRIBUIÇÃO: global.
BIOLOGIA: Habita em lagoas, lagos e rios com águas claras e vegetação; também suporta águas menos claras; quando jovem, vive em cardumes que se alimentam básicamente de crustáceos, de insectos e das larvas de estes, de minhocas e de girinos. Ao atingir a maturidade passam a presas de maiores dimensões tais como rãs, lagostins e peixes; os maiores exemplares chegam a atacar aves aquáticas; a família dos centrárquídeos é bastantes extensa, destacando-se o achigã de boca pequena, o achigã de swuannee, o achigã mosqueado, o achigã de olhos vermelhos e o achigã de guadalupe; não se alimentam durante a gestação, que ocorre no início da Primavera (dependendo da temperatura da água); praticam o canibalismo; são muito territoriais. A pesca do achigã é das mais belas que se podem praticar na pesca desportiva, devido ao carácter tão incrivel que este peixe possui, em paises como os Estados Unidos a loucura por este peixe é tal que se lhe dá tanta ou mais importância que ao futebol americano, nos grandes concursos que se realizam os prémios en dinheiro são astronómicos e enche-se estádios de futebol só para ver a entrega de esses prémios.
ALIMENTAÇÃO: qualquer ser vivo do seu habitat anteriormente descritos.
MÉTODOS DE PESCA: spinning, casting, jigging, corrico, mosca, a bóia.
O VIDEO: a captura de sonho de um achigã.
RECORD IGFA: encontra-se en 10,092 quilos e foi capturado por George Waswington Perry no lago Montgomery em 1932!! Recentemente, no ano 2009 o record foi igualado por Manabu Kurita com um peixe do mesmo peso, capturado no lago Biwa no Japão.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.