Até meados do século 19, as canas de pesca eram feitas de madeira de avelaneira, freixo, nogueira americana e nectandrea, mas nos anos 40 do seculo passado, William Blacker (Inglaterra) e Samuel Phillipe, (Pensilvania), começaram a fazer canas de bambu corrigido, ou seja, bambu cortado em tiras longitudinais que se colavam umas às outras. As canas de bambu corrigido revelaram-se mais leves, mais flexíveis e mais resistentes do que as de madeira, e o bambu viria a ser o material mais popular para canas de pesca durante mais de cem anos. É ainda usado actualmente para canas de pesca à mosca dispendiosas e feitas à mão, mas desde o fim dos anos 40 o seu uso caiu rapidamente face à forte concorrência dos materiais sintéticos. O aço tubular e o alumínio foram os seus primeiros adversários, mas rapidamente se viram também eles substituídos pela fibra de vidro. Esta última foi suplantada por materiais ainda mais modernos, incluindo o boro, o kevlar e o que mais êxito alcançou: a fibra de carbono (grafite). Assim, com o passar dos tempos, a nossa querida cana evoluiu, para hoje em dia ser uma extensão da nossa personalidade, dos nossos desejos e dos nossos sentimentos. Obrigado William Blacker e Samuel Phillipe.
UMA PEQUENA HOMENAGEM AOS PEIXES DESPORTIVOS DOS NOSSOS MARES E RIOS, TENTANDO CRIAR UMA MENTALIDADE DESPORTIVA PARA COM ELES. PENSAR NA CAPTURA E SOLTA COMO ALGO NORMAL, LEMBREM-SE QUE UM VERDADEIRO PREDADOR NÃO MATA POR PRAZER!!!
AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
EDITOR
- Jorge Lopes "Pely"
- Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.
Arquivo do blogue
-
▼
2009
(46)
-
▼
novembro
(8)
- A FERREIRA - Lithognathus mormyrus (Linnaeus, 1758)
- O DENTÃO - Dentex dentex (Linnaeus, 1758)
- O PEIXE PORCO - Balistes capriscus Gmelin, 1789
- O AMUR - Ctenopharyngodon idella (Valenciennes, 1844)
- O SARGO - Diplodus sargus (Linnaeus, 1758)
- O ESPADIM AZUL - Makaira nigricans (Lacepède, 1802)
- A CANA - UM POUCO DE HISTÓRIA
- O TRAIRÃO - Hoplias macrophthalmus (Pellegrin 1907)
-
▼
novembro
(8)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.