FAMILIA: rajiídeos.
LONGEVIDADE: 12 anos.
PROFUNDIDADE: 0 - 577 metros.
COMPRIMENTO: 105 cêntimetros.
DISTRIBUIÇÃO: desde Islândia ao mar Negro.
BIOLOGIA: esta espécie também chamada raia de espinhos, é a raia mais comum das águas europeias. É um membro da família dos raiídios que vive no fundo do mar e que deve o seu nome aos numerosos espinhos que possui na cauda, dorso e barbatanas peitorais. Os exemplares mais jovens vivem em águas superficiais e alimentam-se de pequenos custáceos. À medida que vão crescendo deslocam-se para águas mais profundas e começam a alimentar-se de presas maiores. Têm tendência a seguir objectos flutuantes por comfundi-los com a sua progenitora, pois durante a sua fase de alevins é assim que se sentem protegidos. A côr da raia lenga é muito variável mas normalmente são castanho mosqueados. Os espinhos da Raia lenga (como de muitas outras raias) são muito resistentes, pois a sua base é em forma de botão e o espinho normalmente está coberto por pequenas aspas em forma de serra que fazem com que a sua estração seja uma dolorosa odisseia . São oviparos e os seus ovos são depositados dentro de uma cápsula resistente conhecida como "bolsa de sereia".
ALIMENTAÇÃO: caranguejos, moluscos e peixe.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 7,590 quilos capturada no dia 07/11/1988 por John Thompson em Jersey, Channel Islands, em Inglaterra.
HOMENAGEM AOS AMIGOS
Que preciosidad de rayas , aunque haya mucha gente que las desprecia ,para mi siempre es un fiesta cuando sale alguna , porque me encantan pa comer . Bien preparada es un manjar.
ResponderEliminarYo nunca pesque rayas de clavos con ese bonito dibujo , pero si alguna muy parecida a esas que es la raya Mosaico , muy guapa tambien .
Saludos.
Muchas gracias por tu comentário, Sito, es bueno ver que alguién aprecia tu trabajo. Un saludo. Y si que es verdad que son deliciosas, y que muchos no lo sabem valorar.
ResponderEliminar