AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 23 de julho de 2013

O CHUB - Squalius cephalus (Linnaeus, 1758)

FAMÍLIA: ciprinídeos.

LONGEVIDADE: 22 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 30 metros.

COMPRIMENTO: 60 cêntimetros.

PESO: 8 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Europa e Ásia.
BIOLOGIA: o chub também conhecido como bagre em alguns paises é um peixe da familía dos ciprinídeos pouco conhecido. Com um corpo alargado e uma cauda vigorosa e larga o chub é um peixe crescido para nadar, normalmente de côr prateada e com a particularidade de ter as barbatanas anal e pélvica de côr vermelha, embora dependendo das águas onde habite esta côr pode mudar até um côr de laranja ou amarelo.O chub é dos poucos peixes da familía dos ciprinídeos que se podem capturar com equipamento de predador, sem ser por casualidade. Habita em águas claras e correntes embora também se adapte a lagos ou barragens desde que a cualidade das águas seja boa. É um peixe rápido com uma picada sincera, parecida com a de um barbo. Como a maioria dos peixes durante a sua fase juvenil desloca-se em cardumes para sua protecção, mas ao atingir um estado "adulto" normalmente converte-se num peixe solitário que só se reune em cardume na época do acasalamento.
ALIMENTAÇÃO:  artrópodos e pequenos peixes.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, carpfishing, mosca, inglesa, bolonhesa, à francesa.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 3,050 quilos e foi capturado por Dieter Lindenmann no rio Rhein na Alemanha, no dia 14 de dezembro de 2009.

                                                     HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue