AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quinta-feira, 30 de maio de 2019

A BETARA - Menticirrhus americanus (Linnaeus, 1758)

FAMILÍA: escienídeos. 

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 40 metros.

COMPRIMENTO: 50 cêntimetros. 

PESO: 1,5 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: oceano Atlântico, desde Cape Code até Massachussets, Argentina e Brasil.
BIOLOGIA: a betara ou papa-terra como é mais conhecido em algumas regiões do Brasil, é um escienídeo, são peixes com a boca invertida na direcção do chão, já que é assim que detectam e encontram os alimentos. Não é um peixe que chegue a grandes tamanhos, porém é muito divertido para pescar, já que parece uma pequena corvina. Muitas vezes até é confundido com ela. A betara é principalmente buscado por amantes do surfcasting nas praias do mundo e principalmente no sul, sudeste e nordeste do Brasil. A melhor época para a sua pesca é durante os meses de Dezembro a Abril. É bastante común no litoral brasileiro e habita normalmente en zonas como estuários ou praias arenosas, já que se alimentan dos habitantes de essas zonas quando são expostos pelo rebentar das ondas. A luta da betara ou papa-terra é manhosa! Depois de fisgada pode nadar em direcção oposta como é normal em qualquer peixe ou vir directamente na nossa direcção. Muitos pescadores perderam a captura por considerar que já se tinha escapado ao ver a linha frouxa. Também têm a má costume de comer e ficar quieta, só se nota a sua picada porque a linha fica frouxa de repente. Nessa altura é conveniente dar uma fisgada antes de verificar se a linha estava apenas frouxa pela acção das ondas ou era uma betara. É um peixe muito saboroso mas normalmente só é consumido pelos próprios pescadores que as capturam usando com iscos a minhoca da praia, camarão ou corrupto. O papa-terra pertence à família do tão conhecido corvinão negro. ( https://peixesdesportivosdomundo.blogspot.com/2013/06/black-drum-pogonias-cromis-linnaeus-1766.html  ). 
ALIMENTAÇÃO: crustáceos, moluscos e pequenos peixes. 

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, spinning, mosca. 
O VIDEO: a pesca da betara com a modalidade de surfcasting usando pulga de mar ou tatuí.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 1,270 quilos e foi capturada por Chip Watters no dia 29 de Setembro de 2002 na praia de Virginia nos Estados Unidos de Ámérica.

                                                    HOMENAGEM AOS AMIG@S

2 comentários:

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue