AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sábado, 5 de fevereiro de 2022

O SOOTY GRUNTER - Hephaestus fuliginosus (Macleay, 1883)

FAMILÍA: terapontídeos

LONGEVIDADE:

PROFUNDIDADE: 0 -50 metros.

COMPRIMENTO: 54 cêntimetros.

PESO: 6 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Austrália em quase todos os rios e também se encontra nos lagos Maraboon, Awoonga e Eacham. Por estranho que possa parecer, este peixe também reside em França e é uma especie protegida neste pais.BIOLOGIA: o Sooty grunhão é uma espécie australiana relativamente extendida neste pais. A sua côr é variável dependendo das condições do seu habitat. Porém sempre são de côr escura tirando a negro. Existem Sooty´s com tonalidades de castanho e cinzento, negros com dourado ou cinzento na parte ventral e dorsal. Vive normalmente em rios com bastante caudal, porém também se adapta muito bem a barragens ou lagos. Prefere fundos com areia e pedras ou zonas com bastante vegetação. A fase de cria dá-se durante os meses de verão, devido a que aproveita a crescida dos rios devido à época das monções. Os ovos são depositados em fundos de areia e a guarda dos mesmo é só feita pelo macho. É um depredador que controla com bastante ferocidade o seu território, também é conhecido por outros nomes como: brema negra, grunhão púrpura ou grunhão do norte. Estes nomes devem-se ao facto de que uma das características do Sooty é o som que emite quando é capturado, muito parecido a um grunhido. Como peixe desportivo nem faz falta fazer apresentações. Basta ver a sua fisionomia, compacto e provisto de uma barbatana caudal exagerada para um peixe com estas dimensões!ALIMENTAÇÃO: Durante a sua fase de juvenil alimenta-se principalmente de algas, raizes de plantas, insectos, minhocas e camarões. Como o crescimento não deixa de alimentar-se da base vegetal, mas procura presas de maior tamanho como lagostins, rãs ou sapos. Pasando a peixes em fase adulta.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, corrico ou mosca. Também se pode pescar com técnicas como o carpfishing desde que se utilize isco vivo.

RÉCORD IGFA: encontra-se em 6,170 quilogramos e 54 cêntimetros e foi capturado por Brian Seawright na barragem Tinaroo em 1997.

                                                   HOMENAGEM AOS AMIGOS


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue