FAMILÍA: escombrídeos.
LONGEVIDADE: 12 anos.
PROFUNDIDADE: 300 metros, porém caça em superfície.
COMPRIMENTO: entre 45 a 80 centímetros.
PESO: pode alcançar os 45 quilogramos, porém o seu peso mais comúm ronda os 10 quilogramos.
DISTRIBUIÇÃO: é uma espécie bastante comúm nos nossos mares e oceanos temperados, com excepção do Mediterrâneo oriental e mar Negro.
BIOLOGIA: habita em águas superficiais, no mar aberto, embora possa aproximar-se da costa em certas ocasiões formando cardumes bastante numerosos, é provavelmente o atum mais pescado do mundo!! E o mais utilizado na indústria conserveira. Embora viva a uma profundidade entre os 200 - 300 metros, sobe à superfície todos os dias para caçar animais pelágicos dos quais se alimenta a diário. Também depreda sobre os seus congêneres mais jovens. Precorrem uma média de 80 quilômetros por dia neste frenesim à procura de alimento. São atraídos por objetos flutuantes ou qualquer estrutura que se encontre à deriva. Como aliciante para a sua pesca, devo mencionar a fantástica luta que podem oferecer, como é normal em qualquer atum e a excelente carne que proporciona.
ALIMENTAÇÃO: peixes pelágicos, moluscos e cefalópodes.
MÉTODOS DE PESCA: corrico ou trolling, spinning, à deriva, surfcasting.
RECORD IGFA: encontra-se em 21 quilogramos, com um comprimento de 99 centímetros. Capturado em 2020 na ilha da Gomera em Espanha.
HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.