AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O ALLIGATOR GAR - Atractosteus spatula (Lacepède, 1803)

FAMÍLIA: lepisosteídeos.

PROFUNDIDADE: 0-50 metros.

LONGEVIDADE: 60 anos

COMPRIMENTO: 300 cêntimetros.

PESO: 145 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: USA, México, Tailândia e Singapura.
BIOLOGIA: este peixe tem origem no Mesozoico, há mais de duzentos milhões de anos. O seu habitat principal são os grandes lagos e rios; prefere ambientes pouco profundos cheios de algas e ervas. Pode sobreviver em condições extremas, visto possuír uma câmara de ar perfeitamente adaptada para que possa respirar na superfície. Com um corpo largo e cilíndrico, coberto de toscas escamas duras como couraças (que foram utilizadas pelos índios como pontas de flecha), com uma boca extraordinária que contém duas filas de caninos por mandíbula, a sua côr é de um verde "azeitona" ou castanho verdoso no dorso e mais claro no ventre, porém dependendo do habitat donde reside pode camuflarse com outros côres, de forma mais rara, também aparecem de vem em quando gares totalmente brancos. Formidável lutador quando capturado, dá saltos enormes fora de água para tentar escapar. Tem o mau hábito de flutuar na superfície o que quase o levou à extinçao, visto que foi caçado durante muitos anos com arco e flecha, não só pelos índios como mais tarde pelos colonos americanos. Recentemente foi introduzido com grande êxito em lagos privados da Tailândia e Singapura como por exemplo o famoso lago de Bung Sam Lan, próximo da cidade de Bangkok. Alimenta-se de qualquer tipo de peixe do seu habitat, aves aquáticas, roedores e cobras. As suas ovas são venenosas para o ser humano e mamíferos em geral, porém não para outros peixes. Um colosso que conseguio sobreviver à época dos dinossauros e sinceramente não sei se poderá sobreviver à época do homus erectus. 
ALIMENTAÇÃO: qualquer peixe do seu habitat e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: bóia, fundo, spinning, corrico e mosca.

O VIDEO: espetácular!!!!
                                    
RÉCORD IGFA ALL TACKLE: categoria All-Tackle, encontra-se em 126.550 quilos e foi capturado por Bill Valverde no dia 2 de Dezembro de 1951 no Rio Grande do Texas, U.S.A.

                                                     HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue