PESO: 680 quilos.
PROFUNDIDADE: 0-985 metros.
BIOLOGIA: o maior dos atuns, é uma autêntica "bala", capaz de alcançar velocidades da ordem dos 104 km/h. Deslocam-se em cardumes, mas todos os membros têm tamanhos similares. Alimenta-se de qualquer peixe do seu habitat, com especial interesse denotando particular interesse por pequenos cardumes de anchovas, lulas e caranguejo vermelho. A sua defesa mais espectacular consiste no facto de que quando são ferrados, mergulham a pique a uma velocidade tremenda, causando muitas vezes a ruptura do nylon. A família dos escombrídeos está espalhada pelas águas temperadas e tropicais e tem uma grande importância tanto a nível comercial como da pesca desportiva. O seu grande valor comercial faz com que sejam pescados com grandes redes derivantes, mas o uso dessas redes foi restringido por acordos internacionais, dado que apanhavam não só uma grande percentagem de atuns, como também outras especies tais como: dourados, espadins, etc.
Alguns dos nomes mais conhecidos desta espécie são; o atum gaiado (euthynnus pelamis) que pode atingir os 35 quilos, o atum de barbatana negra (thunnus atlanticus) sendo um dos mais pequenos que só atinge 19 quilos e o atum voador (thunnus alalunga ) cujo nome vem das suas barbatanas peitorais que se estendem até ultrapassar a barbatana anal e atinge o peso de 43 quilos.
ALIMENTAÇÃO: sardinha, cavala, lulas, anchovas e amostras.
ALIMENTAÇÃO: sardinha, cavala, lulas, anchovas e amostras.
RECORD IGFA: categoria All-Tackle, encontra-se em 678,580 quilos capturado por Ken Fraser no dia 26/10/1979 em Aulds Cove Nova Escócia, Canada.
HOMENAGEM AOS AMIGOS
HOMENAGEM AOS AMIGOS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.