LONGEVIDADE: 7 anos.
COMPRIMENTO: 123 cêntimetros.
PROFUNDIDADE: 0 - 30 metros.
PESO: 40 quilos.
DISTRIBUIÇÃO: oeste do Oceano Atlântico, Caraíbas, México e U.S.A.
BIOLOGIA: o snook, também conhecido como robalo negro ou robalo flecha, deve o seu nome ao facto de possuir uma linha negra longitudinal. Porém a sua côr é prateada, com tonalidades amarelas nas barbatanas.Habitante de águas pouco profundas, praias, mangues, entradas de baías e praias, possui uma boca enorme com a mandíbula inferior sobressaída e cabeça achatada. Como predador oportunista, utiliza estruturas para a caça, onde se oculta à espera da presa. Embora seja um peixe de água salgada, faz incursões em água salobra com frequência. A sua alimentação tem como base pequenos peixes do seu habitat e crustáceos tais como o camarão. Quando fisgado, a sua primeira defesa consiste em saltos espectaculares com sacudidas de cabeça com a finalidade de tentar cortar a linha, visto que possui junto as brânquias umas placas ósseas que são uma autêntica faca. Se não o consegue, pega-se ao fundo cosendo-se a qualquer obstáculo com a mesma finalidade. Nos Estados Unidos têm uma autêntica legião de seguidores que o adoram , existindo clubes que se dedicam exclusivamente à sua pesca. Tal é a adoração que se tem por este peixe que três dos seus submarinos foram batizados com os nomes de USS Robalo - 273, USS Snook - SS 279 e na segunda guerra mundial o USS Snook SSN - 592 em 1950.
ALIMENTAÇÃO: amostras (especialmente de superfície e meia-água), peixes do seu habitat, camarões ou caraguejos.
JLOPES:
ResponderEliminarAqui no BRASIL chamamos este peixe de ROBALO FLECHA , e tambem tem o seu "irmão" o ROBALO PEVA (menor).
Que peixe brigão!
abr SBersano
Obrigado pelo comentário, Sérgio. Em breve publicarei um articulo sobre o seu "irmão" o Camurim Obeso Centropomus parallelus.
ResponderEliminar