LONGEVIDADE: 20 anos.
PROFUNDIDADE: 0 - 50 metros.
COMPRIMENTO: 130 cêntimetros.
PESO: 25 quilos.
DISTRIBUIÇÃO: Norte de América e Euroàsia, Canadá, China, Mongólia e Rússia.
BIOLOGIA: este peixe grande e robusto é o uníco corégono predador da América do Norte. A maioria dos Inconnu (que traduzido vem a ser como peixe desconhecido) vivem em estuários e nos braços inferiores dos rios, migrando rio acima para desovar, tarefa essa que pode durar mais de dois meses, até o Inconnu encontrar a aréa que considera adequada para a labor. Mas existem populações lacustres que não emigram. Os exemplares jovens alimentam-se inicialmente de plâncton e depois de pequenas criaturas que habitam no fundo, antes de se tornarem predadores durante o segundo ano de vida, altura em que começam a caçar qualquer habitante dos seus dominios, incluindo peixe na sua dieta. Os córegonos estão ampliamente distribuídos pelos lagos rios e ribeiros do Hemisfério Norte. É uma espécie que se encontra actualmente em perigo de extinção, e a sua pesca está proibida em muitos países. Existe também o Corégono de lago (Caregonus clupeaformis), o Corégono Europeu (Coregonus sp.), o Corégono de Artedi (Coregonus artedi), porém todos mais pequenos que o Corégono em questão.
ALIMENTAÇÃO: asticot, minhoca da terra, rãs, peixe, e amostras.
MÉTODOS DE PESCA: spinning, á mosca, á bóia, ao fundo, corrico.
RECORD IGFA: encontra-se em 24,040 quilos capturado por Lawrence E. Hudnall no dia 20/08/1986 no rio Pah, Alaska. U.S.A.
HOMENAGEM AOS AMIG@S
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.