AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

domingo, 6 de junho de 2010

O BLUE GILL - Lepomis macrochirus Rafinesque, 1819

FAMÍLIA: Centrárquídeos.

LONGEVIDADE: 10 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 15 metros.

COMPRIMENTO: 40 cêntimetros.

PESO: 2 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: América do Norte, desde Québec até México. Foi introduzido com muito éxito em outros estados tais como. Minnesota, Arkansas, Michigan, Wisconsin, Texas e Louisiana..
BIOLOGIA:  a Perca-sol de Guelras Azuis é um pequeno parente do famoso achigã, algo assim como o "pobre" da familía. Gosta de águas calmas com vegetação onde se pode ocultar dos numerosos perdadores que têm. Durante o seu tempo de vida como alevin alimenta-se de pequenos crustáceos, caracóis, insectos e milhocas, ao atingir cerca de 12 cêntimetros junta à sua dieta pequenos peixes e lagostins. A sua reprodução dá-se em primavera, e os alevins são práticamente transparentes durante os seus primeiros dias de vida, possivelmente uma protecção mais da mãe natureza, para que possam passar desapercebidos. Para muitos de nós é somente um peixinho de aquário, porém nos Estados Unidos, o Blue Gill possui uma verdadeira horda de seguidores que o consideram um peixe digno de records. Claro está que a equivalência de tamanho entre o nosso pequenino perca-sol e o Blue Gill é abismal. Capturar Blue Gill é relativamente fácil, pois é um peixe bastante voraz, mas capturar Blue Gill de tamanho considerável já não é nada fácil. Tal facto é facilmente verificavél pelo récord IGFA que permanece inalteravél desde 1950. Uma das principais caracteristicas do Blue Gill, é a incrível gama de cores que pode representar um peixe somente pelo habitat em que vive, embora o seu nome nos induza a que seja azul (blue) nas suas escamas encontram-se côres como o vermelho, verde, negro, amarelo, lilás, turquesa e um sem fin de outras tonalidades, é um peixe especialmente indicado para iniciar os mais jovens na nobre arte da pesca desportiva.
ALIMENTAÇÃO: milhocas da terra, asticot, milho, pão, queijo, etc e amostras.

MÉTODOS DE PESCA: Spinning, à mosca, à bóia, ao fundo.
RECORD IGFA:  encontra-se em 2,150 quilos capturado no lago Ketona em Alabama no dia 09/04/1950 por T. Hudson.

                                                  HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue