A BREMA COMUM - Abramis brama (Linnaeus 1758)
FAMÍLIA: ciprinídeos.
LONGEVIDADE: 23 anos.
PROFUNDIDADE: 20 metros.
COMPRIMENTO: 80 cêntimetros.
PESO: 10 quilos.
DISTRIBUIÇÃO: desde a parte oriental da Irlanda, passando por grande parte do norte, centro e sul da Europa, até aos Urais e algumas zonas de Ásia central.
BIOLOGIA: as bremas estão largamente distribuídas por águas paradas, canais e rios profundos de corrente lenta. Alimenta-se básicamente no fundo e é uma espécie muito popular entre os pescadores, principalmente dos que praticam a pesca à francesa ou coup. Têm uma cabeça sem escamas e um corpo achatado dos lados, com escamas pequenas e uma generosa camada de garro. A côr predominante é o castanho-dourado e as barbatanas peitorais e pélvicas estão tingidas de vermelho. A Brema quando se alimenta coloca-se na vertical e projecta a boca para baixo como um autêntico aspirador com a finalidade de sugar minhocas, larvas, moluscos, crustáceos e larvas de insectos.Um cardume de Bremas ao alimentar-se pode trair a sua presença devido á nuvens de lodo do fundo. Ultimamente exemplares de tamanho consideravél têm sido capturados com micro-boilles.
ALIMENTAÇÃO: asticot, minhoca da terra, cáster (pupas de mosca), pão, milho, boille e moscas.
MÉTODOS DE PESCA: á francesa, ao coup, á inglesa, á bolonhesa, carpfishing, á mosca.
RECORD IGFA: encontra-se em 10,320 quilos capturada por Scot Crook, na lagoa de Ferry na Inglaterra no ano 2012.
!! HOMENAGEM AOS AMIGOS!!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.