AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 4 de junho de 2019

A PIRARARA - Phractocephalus hemioliopterus (Bloch & Schneider, 1801)

FAMILÍA: pimelodídeos.

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 20 metros.

COMPRIMENTO: 150 cêntimetros.

PESO: 90 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: América do Sul, bacia amazônica e Araguaia-Tocantins.
BIOLOGIA: a pirarara é um peixe de couro também conhecido por Redtail Catfish, têm uma cabeça extremadamente ossificada e achatada. A côr geral do seu corpo é cinzenta, com excepção da barriga que é branca. Porém destaca pela côr alaranjada que possui nas barbatanas, anal, dorsal e adiposa. Estas características fazem da pirarara um dos peixes mais coloridos da bacía amazônica. A força bruta é a sua arma mais poderosa, se juntamos a isso a insistência que têm este peixe para buscar todo tipo de coberturas para esconder-se, já temos os dois aliciantes para fazer da sua captura uma das mais dificéis na pesca desportiva. Habita normalmente no canal dos rios, com preferência pelas zonas con remansos a seguir a quedas de água ou cascadas. Pesca-se usando iscos naturais como por exemplo pedaços de traíra ou piranha, a piranha é um dos seus manjares favoritos e um dos peixes mais importantes na sua dieta. 
 ALIMENTAÇÃO: peixes do seu habitat, crustáceos e frutos. 

MÉTODOS DE PESCA: ao fundo, à bóia, à mosca.
O VIDEO: o combate com uma pirarara no rio Teles Pires. 
RÉCORD IGFA ALL TACKLE: encontra-se em 56 quilos e foi capturado por Gilberto Fernandes no dia 3 de Abril de 2010 no rio Amazonas, Brasil. 

                                                     HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue