AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quarta-feira, 5 de junho de 2019

O BAGRE SERRA - Oxydoras niger (Valenciennes, 1821)

FAMILÍA: doradídeos.

LONGEVIDADE: 20 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 50 metros.

COMPRIMENTO: 100 cêntimetros.

PESO: 25 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: América do sul, São Francisco, Bacía do río Essequibo e possivelmente na bacia do río Orinoco.
BIOLOGIA: este incrivel "dinossauro" vive em lagos e ríos, têm preferência por zonas com lodo. Vive em cardume a maior parte da sua existência, somente ao atingir grandes tamanhos adopta uma vida mais solitária. O seu corpo parece uma autêntica courassa, têm um revestimente de placas ósseas na cabeça e rodeando a barbatana dorsal. Para além disso têm uma linha de espinhas defensivas ao largo de todo o seu corpo, entre 18-20 espinhas. Exactamente por essa linha de espinhas defensivas vem o nome de bagre serra. As mesmas espinhas defensivas também se encontram nas barbatanas peitorais e na barbatana dorsal. Come através da sucção, depois de detectar o alimento. Recebe a informação para detectar as possivéis presas através dos seus bigodes. No estado de alevin alimenta-se de larvas e minhocas. Ao atingir o estado juvenil, começa a fazer parte da sua dieta todo tipo de crustáceos. Não é um peixe que se capture habitualmente como peixe desportivo, no entanto é possivel pescar esta espécie con técnicas de carpfishing e pesca embarcada. O grande aliciante em conseguir uma captura desta espécie é a incrivel luta que proposiona ao ser fisgado. E claro está, poder sentir no extremo da tua linha um peixe que já habitava a terra na mesma época que os dinossauros. No Brasil também é conhecido com o nome de abotoado, bacu, cari, cuicú cuicú, cajuba, focinho de porco ou vacu. Sem dúvida uma rareza que precisamos cuidar e conservar.
ALIMENTAÇÃO: larvas, minhocas, crustáceos e peixes do seu habitat.

MÉTODOS DE PESCA: pesca embarcada, carpfishing. 

O VIDEO: un bonito bagre serra ou abotoado alimentando-se no fundo do rio. 
RÉCORD IGFA ALL TACKLE: encontra-se em 21,500 quilos e foi capturado no rio Amazonas na zona de Furo do Curari por Gilberto Fernandes no dia 13 de Março de 2010.

                                                    HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue