AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 19 de abril de 2022

A TILÁPIA DE MOÇAMBIQUE - Oreochromis mossambicus (Peters, 1852)

FAMILÍA: ciclídeos

LONGEVIDADE: 11 anos.

PROFUNDIDADE: 10 metros.

COMPRIMENTO:  40 cêntimetros.

PESO:  1 quilogramo.

DISTRIBUIÇÃO: América Central, sul do Caribe, sul da América do Norte e sueste Asiático.BIOLOGIA: A tilápia é um peixe bastante conhecido se falamos de términos alimenticios. Já que a seu crescimento acelerado, a alta tolerância a doenças, a carne branca de excelente qualidade e a grande capacidade de adaptação, a práticamente todos os tipos de água faz deste peixe o expôente ideal para a criação. A tilápia pode viver prefeitamente, tanto em água doce como salgada. A sua resistência a baixos niveis de oxigéneo faz de ela um dos peixes mais resistentes do mundo. Embora tenha origem africano, hoje em dia a população das tilápias pode-se considerar global!! Dentro do género Oreochromis existem várias espécies dependendo do continente. Aquela sobre a qual trataremos neste artículo é a Oreochromis mossambicus, originária de Moçambique e conhecida por muitos como tilápia de Moçambique, pode alcançar a longitude de 40 cêntimetros e 3 quilogramos de peso. A taxa de natalidade da tilápia é das mais altas, no que se refere a àgua doce. Uma fêmea com apenas 25 cêntimetros têm a capacidade de pôr mais de 1.700 ovos!! Embora seja uma espécie originária do rio Zambeze e Limpopo foi introduzida em Venezuela e vive nos cursos de água deste pais desde 1959!! Em Colômbia também existe uma população enorme em vários cursos de àgua.MÉTODOS DE PESCA: ao fundo, à bóia, à mosca, spinning.

RÉCORD IGFA: encontra-se em 3.110 quilogramos e foi capturada na barragem de Loskop na Àfrica do Sul. No dia 4 de Abril de 2003 por Eugene Kruger.

                                                         HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue