AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sábado, 27 de agosto de 2022

O RUTILO DO MAR NEGRO - Rutilus frisii ( Kamenskii 1901)

FAMILÍA: ciprinídeos.

LONGEVIDADE: 10 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 50 metros.

COMPRIMENTO: 70 cêntimetros.

PESO: 5 quilogramos.

DISTRIBUIÇÃO: mar Negro, mar de Azov, a sua distribuição por Azerbaiyão, Bulgária, Irão, Cazaquistão, Turquia, Turcomenistão e Ucrânia é bastante comúm. Porém em Bielorrússia e Moldávia já se considera extinto.BIOLOGIA: O nome mais popular pelos pescadores no seu país de origem é "Katum"! Com preferência por estuários, lagos e rios costeiros. Tolera a água salobre com facilidade e existem grandes populações em barragens y outra reservas de água. Durante a sua fase juvenil, alimenta-se de zooplâncton, algas e larvas de insecto, pasando mais tarde a consumir moluscos. Desova em pequenos rios com fundo de areia ou gravilha em meados de Abril - Maio e durante esta fase deixa de alimentar-se. Assim que termina a fase de desove os adultos regressam ao seu habitat, deixando os alevins à sua sorte. Estes premanecem na zona até meados de Agosto, altura en que começam a descender o río para crescer nos estuários. Originário do mar Cáspio, já era pescado como fonte de alimento desde 1927.ALIMENTAÇÃO: vegetação aquática, insectos, crustáceos, minhocas e pequenos peixes.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, mosca, boloñesa, enchufable, coup, feeder.

RÉCORD IGFA: encontra-se em 

                                                     HOMENAGEM AOS AMIGOS


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue