AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O PICÃO VERDE - Sander vitreus (Mitchill, 1818)

FAMILIA:  percídeos.

LONGEVIDADE: 29 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 27 metros.

COMPRIMENTO: 107 cêntimetros.

PESO: 11 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: Estados Unidos e Europa.
BIOLOGIA:  os percídeos constituem  uma família de peixes ampla e diversa que compreende a perca e outras espécies com ela relacionadas. Como é o caso de esta espécie, possui uns grandes olhos vítreos que se destacam durante o dia e que brilham à noite quando a luz os ilumina, tal como os gatos. É o maior de todas as percas norte americanas. Trata-se de uma espécie apreciada não só pelo seu valor desportivo, mas também pelo culinário, visto que a sua carne é deliciosa. Encontra-se tanto em águas correntes como paradas, alimenta-se na sua juventude de larvas de insecto e outros invertebrados passando mais tarde a uma dieta mais ampla e variada. Ao tocar o picão verde ou qualquer percídeo verificaremos que é bastante áspero devido ao facto de que as suas escamas são as chamadas escamas ctenóides - escamas que apresentam um ligeiro serrilhado nos rebordos. As escamas lisas sem serrilhado como as que apresentam a carpa são chamadas ciclóidesPode ser confundida com o Picão Europeu ou Lucioperca. São peixes que preferem águas profundas e com pouca luz e normalmente só se aproximam da superficie ou da margem durante a noite ou em dias nublados. A sua reprodução dá-se normalmente durante os meses de abril - maio.
ALIMENTAÇÃO: peixes, salamandras, lagostins, cobras, rãs e patos ou outras aves aquáticas.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, mosca, corrico, jigging.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 11,340 kg capturado por Mabry Harper no lago Old Hickory em Tennessee U.S.A. no dia 08/02/1960.

                                                       HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue