AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

domingo, 28 de outubro de 2012

O GOLDEN TREVALLY - Gnathanodon speciosus (Forsskål, 1775)

FAMÍLIA: carangídeos.

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: 0 - 30 metros.

COMPRIMENTO: 120 cêntimetros.

PESO: 15 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: oceano Indíco, Pacífico, sudoeste de baixa Califórnia, México e Golfo de Califórnia até ao Equador.
BIOLOGIA: um dos mais belos peixes da família dos carangídeos, o Golden Trevally é sem lugar a dúvidas uma maravilha da natureza, vive em lagoas profundas ou em bancos de recifes de coral, com fundo de areia onde procura crustáceos e outros invertebrados para sua alimentação. Utiliza a sua boca como um aspirador. Durante a sua fase juvenil têm o estranho comportamento de procurar abrigo entre os tentáculos das medusas, utilizando assim o veneno desta espécie como arma defensiva. Este comportamento não o utiliza só com as medusas, a mesma técnica de defesa é utilizada com peixes de maior porte; tais como tubarões, raias ou até mesmo mergulhadores. Forma grandes cardumes durante esta fase de juvenil para sua protecção. Nesta fase a sua côr vai desde um amarelo intenso com barras verticais alternando o negro e o castanho em ambos flancos, passando mais tarte a um amarelo prateado. É tal a sua beleza que durante a sua fase de alevin a juvenil é utilizado como peixe ornamental em aquários de todo o mundo.  Ao atingir o estado adulto a côr predominante é o prateado e as barras verticais tomam um tom cinzento. As barbatanas tornam-se totalmente amarelas, o crescimento é rápido e notável em especial o crescimento das barbatanas peitorais que crescem de uma forma fora do comúm, fazendo do Golden Trevally um magnifico nadador, não só em rapidez mas também no factor manobras, pode girar e mudar de sentido com extrema rapidez.
ALIMENTAÇÃO: pequenos peixes, invertebrados e crustáceos.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, jigging, corrico, mosca e surfcasting.

VIDEO: o resultado da captura de um Golden Trevally para um pescador impaciente.
RECORD IGFA: encontra-se em 14.750 quilos e foi capturado por Jason Hornhardt em Aústralia.

                                                    HOMENAGEM AOS AMIGOS

2 comentários:

  1. É de salientar e valorizar este tipo de atividade desportiva que combina desporto com algo útil associado à alimentação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também devemos valorizar a captura e solta de todas as espécies que não necessitemos para a consumição e respeitar as medidas de captura.

      Eliminar

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue