AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O RUIVO - Chelidonichthys lucerna (Linnaeus, 1758)

FAMÍLIA: triglídeos.

LONGEVIDADE: 15 anos.

PROFUNDIDADE: 0 - 318 metros.

COMPRIMENTO: 75 cêntimetros.

PESO: 6 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: este do Oceano Atlântico, Noruega e toda a costa Africana. Também no Mediterrâneo e Mar negro.
BIOLOGIA: este estranho peixe, habita em fundos mistos de areia e lodo ou fundos de cascalho. Para mim um dos mais belos e estranhos habitantes dos nossos mares, em Portugal é conhecido como "Ruivo,Cabra ou Cabaço". O seu corpo é um verdadeiro arco-irís, a maravilhosa mistura de côres que a natureza dotou esta criatura, não lhe serve só para camuflar-se nos mais variados elementos marinhos mas também lhe serve de protecção contra predadores. Como todos sabemos "bicho colorido" normalmente é perigoso. A fisionomia do Ruivo lembra mais um animal terrestre que um peixe, principalmente devido à estranha forma que adoptam as barbatanas peitorais, que parecem três dedos, as quais utiliza para deslocar-se de forma sigilosa arrastando-se pelo fundo na busca de alimento, estas estranhas ramificações são utilizadas com verdadeira maestria para encontrar moluscos enterrados na areia ou lodo. A não ser em grandes profundidades a sua captura é esporádica, porém pode-se como em qualquer outra espécie procurar este peixe exclusivamente, porque a sua carne é simplesmente deliciosa. Não é um grande combatente, principalmente devido ao facto de que reside em grandes profundidades e ao ser capturado só oferece resistência nos primeiros minutos, depois devido à descompressão normalmente deixa-se arrastrar.
ALIMENTAÇÃO: crustáceos, moluscos, céfalopodos e bivalvos, no caso de escassez de alimento também opta pelo canibalismo.

MÉTODOS DE PESCA: pesca embarcada, jigging, surfcasting.

VIDEO: um pequeno video da captura de vários ruivos a jigging.
RECORD IGFA: encontra-se em ?

                                                   HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto
Amante incondicional de la naturaleza y la pesca deportiva. Los blog´s que escribo tienen como finalidad ayudar a cualquier pescador presente y futuro a enamorase de la pesca y respetar el medio ambiente. No hesitéis en escribir a preguntar lo que sea sobre estos temas que en la medida de lo que sepa, os ayudaré.

Arquivo do blogue