AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sábado, 2 de março de 2013

O CORVINÃO DE PINTAS - Sciaenops ocellatus (Linnaeus, 1766)




FAMÍLIA: escienídeos

LONGEVIDADE: 50 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 30m

COMPRIMENTO: 155cm

PESO: 45kg

DISTRIBUIÇÃO: este do oceano Atlântico, México e Flórida.



BIOLOGIA: este grande corvinão também conhecido como peixe vermelho, possui uma coloração avermelhada e uma ou mais manchas escuras na base da cauda. O seu corpo não é tão deprimido quanto o do corvinão negro e não tem barbilhos no queixo. Têm especial debelidade por zonas com fundos de areia ou uma mistura de areia e lodo. Encontra-se normalmente en zonas de estuários e baías e zonas com muita rebentação devido a que preferem estas àguas revoltadas para capturar o seu petisco favorito, o caranguejo da costa. Nos Estados Unidos é um peixe altamente valorizado pelos pescadores de spinning e de mosca que a capturam a "peixe visto" uma técnica muito distendida na qual utilizam uma plataforma em cima das embarcações para ganhar altura sobre o nivel da àgua e assim poder ver o corvinão de pintas ou Red drum como ali é conhecido. O acasalamento e reprodução depende da zona onde se encontra, na Flórida por exemplo dá-se no Outono e no Golfo do México entre Agosto e Dezembro. Os machos emitem um som ou ronquido semelhante ao de um tambor, daí ser também conhecido como Red Drum. Esta espécie procura nos baixios caranguejos utilizando o focinho para os levantar da areia, e devido ao tamanho deste peixe normalmente a sua cauda sai fora de àgua, momento em que é avistada pelo pescador para lançar a mosca ou a amostra correspondente e assim tentar enganar o corvinão. A sua luta devido à pouca profundidade onde é capturado normalmente, consiste em corridas esgotadoras para o pescador que têm sempre a sensação de falta de linha no carrete.


                                                                        Cortesia de:



ALIMENTAÇÃO: crustáceos, moluscos, e pequenos peixes. Especialmente de taínhas.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, mosca, surfcasting, bóia, corrico, à deriva, pesca embarcada.

VIDEO: a captura de um corvinão de pintas na Flórida ao spinning.



RECORD IGFA: encontra-se em 42.690kg capturado por David Deuel no dia 07 de Novembro de 1984 em Avon Carolina do Norte, EUA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...