AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A PIRANHA NEGRA - Serrasalmus rhombeus (Linnaeus, 1766)



FAMÍLIA: characídeos

LONGEVIDADE:

PROFUNDIDADE: 0 - 20m.

COMPRIMENTO: 50cm.

PESO: 3kg.

DISTRIBUIÇÃO: Àmerica do Sul, rio Amazonas e Orinoco.

BIOLOGIA: a piranha negra ou piranha de olho vermelho é um dos carniceiros mais incriveis que podemos encontrar no reino da pesca desportiva. Durante a sua fase juvenil o seu comportamento de caça é simplesmente atroz, ataca as suas presas modendo-lhes as barbatanas com a finalidade de incapacitar a sua possibilidade de natação, pasando a continuação a atacar o ventre destas para depois terminar com a "victima". Este singular peixe pertence à familia dos characídeos, no entanto não é a temivel piranha devoradora de todo ser vivo que entre no seu reino. Com esta podemos gozar de uma boa luta com material desportivo ligeiro. Além de superar com diferença o tamaño e peso da sua prima é um peixe combativo. Vive em águas rápidas, mas também pode ser capturada em zonas profundas de grandes ríos, é essencialmente carnívora, no entanto o seu comportamento é bastante tímido e evita confrontações, mas possui um formidável dentição capaz de fazer inveja a qualquer carnívoro. Vive em àguas rápidas mas também pode ser capturada em poças profundas, o seu comportamento permite-lhe adaptar-se a varios cenários de pesca.


                                                                          Cortesia de:



ALIMENTAÇÃO: insectos, lagostins de río ou peixe do seu habitat.

MÉTODOS DE PESCA: spinning, bóia, corrico.

VIDEO: a pesca da piranha negra.



RECORD IGFA: encontra-se em 3,083kg capturada por Russell Jensen no dia 10 de fevereiro de 2009 em Jatapo, Amazonas, Brasil.

CURIOSIDADES: devido à grande capacidade de adaptação a piranha negra é utilizada em muitos países como peixe decorativo em aquários de grandes dimensões.


                                                              HOMENAGEM AOS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.

EDITOR

A minha foto

Los que me conocen, saben quien soy...