AMIGOS DE PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

O APAPÁ - Pellona castelnaeana (Valenciennes, 1847)



FAMILÍA: pristigasterídeos

LONGEVIDADE: ?

PROFUNDIDADE: ?

COMPRIMENTO: 0,80 cêntimetros.

PESO: 7 quilos.

DISTRIBUIÇÃO: bacia Amazônica, Araguaia-Tocatins, Prata e Pantanal, até Manáos e provavélmente no Pará.
BIOLOGIA: este incrivel predador nativo das bacias amazônicas que em muitas ocasiões nos pode fazer lembrar pela forma da sua silhueta a uma sardinha monstruosa é um dos peixes mais desportivos que existem. A luta que proprociona na qual se incluen incrivéis saltos é extraordinária. Também é conhecido por sardinhão exactamente pela semelhança que têm com a tão popular sardinha. É um peixe de escamas com o corpo comprimido, cabeça pequena e uma pequena boca ligeiramente voltada para a superficie. Esta boca está desenhada para capturar pequenos peixes que se encontram na superficie. A sua côr é amarela e o seu dorso escuro. O apapá está dividido em duas espécies, o apapá amarelo que é o mais común e o apapá branco (Pellona Flavipinnis) muito mais pequeno, este ùltimo apenas alcança os 50 centímetros e normalmente atinge os 3 kilos de peso. Ambos idênticos na sua forma e costumes, porém o apapá amarelo é o que atinge maior tamanho. A sua resistência fora de agua é muito fraca, por isso aconselha-se uma rápida devolução ao seu meio. Não se esqueçam que o peixe que soltarem hoje, no día de amanhã será um trofeo maior!
ALIMENTAÇÃO: alimenta-se de insectos e alevins de pequenos peixes, passando a peixes maiores durante o seu crescimento. 

MÉTODOS DE PESCA: spinning, casting. Em ambas técnicas são aconselhavéis as amostras de superficie durantes as horas crepusculares, já que são as horas em que o apapá caça. Ao fisgar devemos repetir a acção duas ou três vezes, já que a sua boca é osséa e devido a esse detalhe é muito dificil conseguir uma boa penetração do anzol. 

O VIDEO: a captura de um bonito Apapá pela mão de Fábio Fergona, mais conhecido como Baca.
RÉCORD IGFA: encontra-se em 7,100 quilos e foi capturado no rio Caura na Venezuela. 

                                                      HOMENAGEM AOS AMIG@S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço todos os comentarios que sejam feitos sobre PEIXES DESPORTIVOS DO MUNDO, sempre que os mesmos tragam ideias positivas e constituam uma mais valia ao blog.